A capital fluminense recebe, até o dia 16 de outubro, o Festival do Rio, que traz uma seleção diversificada de quase 200 filmes nacionais e internacionais.
De acordo com a organização do festival, essa é uma chance para que os amantes da sétima arte possam conferir vários tipos de produções. Por exemplo, os filmes mais aguardados, comentados, raros, que passaram pelas principais competições do mundo e os nacionais que concorrem ao Troféu Redentor, premiação de destaque do evento.
Além disso, haverá também “sessões especiais, homenagens, música e uma seleção de histórias que refletem os nossos tempos”. Nesta edição, o Festival do Rio desembarca em vários espaços da cidade como:
- sessões de pré-estreia no Boulevard Olímpico;
- exibições no Circuito Estação NET de Cinema, no Kinoplex São Luiz, e o retorno ao nostálgico Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia;
- e a volta do cinema ao ar livre na Praia de Copacabana.
Brasil nos holofotes
Haverá homenagens aos 60 anos de dois grandes marcos do cinema brasileiro: “Pagador de Promessas” (de Anselmo Duarte) e “O Assalto ao Trem Pagador” (de Roberto Farias).
E os tributos não param por aqui. Para lembrar a importância do diretor Breno Silveira, morto no início deste ano, será exibido o longa-metragem “Dois Filhos de Francisco”, ao ar livre, na Praia de Copacabana.
E se você quer conhecer as obras de diretores consagrados de outros países, fique de olho na lista abaixo:
- Amos Gitai (Uma Noite em Haifa/Laila in Haifa);
- Frederick Wiseman (Um Casal: Sophia e Tolstói/A Couple);
- Abel Ferrara (Padre Pio);
- Hong Sang Soo (Walk Up);
- Gianni Amelio (O Senhor das Formigas /Lord of the Ants);
- François Ozon (Peter von Kant/Peter von Kant);
- Lav Diaz (Quando Não Há Mais Ondas/When The Waves Are Gone);
- Paul Schrader (O Contador de Cartas/The Card Counter);
E também aqueles que são os mais aguardados:
- “Close” (Close), de Lukas Dhont;
- “Noites de Paris” (The Passengers of the Night), de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg;
- “Argentina, 1985” (Argentina, 1985), de Santiago Mitre, com Ricardo Darín e Peter Lanzani;
- “Sra. Harris Vai a Paris” (Mrs. Harris Goes to Paris), de Anthony Fabian, com Isabelle Huppert;
- “Call Jane” (Call Jane), de Phyllis Nagy;
- “Mali Twist” (Mali Twist), de Robert Guédiguian;
- “Daliland: A Vida de Salvador Dalí” (Daliland), da cultuada diretora de “American Psycho, Mary Harron;
- “My Policeman” (My Policeman), de Michael Grandage, com o cantor Harry Styles.
Os premiados:
- “Broker”, de Hirokazu Kore-eda (Melhor Ator para Song Kang-ho no Festival de Cannes 2022);
- “Nanny” (Nanny), de Nikyatu Jusu (Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2022);
- “Holy Spider” (Holy Spider), de Ali Abbasi, com Zar Amir Ebrahimi (Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022);
- “EO” (EO), de Jerzy Skolimowski (Prêmio do Júri de Cannes 2022), com Sandra Drzymalska e Isabelle Huppert;
- “Decisão de Partir” (Decision to leave), de Park Chan-wook (Melhor Direção no Festival de Cannes 2022);
“Revelando Muybridge” (Exposing Muybridge), de Marc Shaffer (Melhor Roteiro Documental do Writers Guild of America 2022); - “Raymond & Ray” (Raymond & Ray), de Rodrigo García, que foi exibido em Toronto;
- “Notre-Dame em Chamas” (Notre-Dame on Fire), de Jean-Jacques Annaud.
Para os amantes do terror
Para quem curte um bom susto na poltrona, o Festival do Rio preparou uma seleção que reúne clássicos e filmes que prometem ser a sensação do momento: “Piggy” (Piggy), de Carlota Pereda; “O Menu” (The Menu), de Mark Mylod, com Ralph Fiennes; “Halloween Ends” (Halloween Ends), de David Gordon Green; “Oldboy” (Oldboy), de Park Chan-Wook; “Grito de Horror” (The Howling), de Joe Dante.
E reserve a agenda para as duas exibições especiais de clássicos inesquecíveis: “Priscilla, a Rainha do Deserto” de Stephan Elliott, e “E.T. O Extraterrestre”, de Steven Spielberg.
E se você quer ficar por dentro das novas tendências do audiovisual, o Festival do Rio também promove o evento paralelo RioMarket.
Para saber mais, clique em Festival do Rio e faça o download da revista em PDF, com a programação completa.