Quem diria que a chegada do homem à Lua fosse a inspiração para criar o Dia do Amigo, ou Dia Internacional da Amizade, comemorado na data de 20 de julho, inclusive pelo Brasil.
A ideia veio do argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008). Para ele, o fato representa a união dos povos para chegar a um objetivo em comum. Outros países também criaram datas para lembrar a importância da amizade.
No mundo corporativo, para que uma empresa atinja as suas metas, os colaboradores também precisam orbitar em sintonia no mesmo espaço, promovendo e estimulando o trabalho em equipe.
Diante dessas relações e da busca por soluções para vencer desafios, nascem muitas amizades e companheirismo. Até porque, ao longo da vida, passamos dez anos e quatro meses apenas no trabalho.
Aliás, muitos filmes abordam essas parcerias da vida que nascem em situações inusitadas, inesperadas e inimagináveis em que a dedicação, a cooperação, a empatia e a ética são colocadas em jogo. Vamos conferir?
Intocáveis – Direção: Olivier Nakache e Éric Toledano (2011)
Uma amizade improvável surge de uma relação entre um milionário tetraplégico e um homem da periferia contratado para ser seu cuidador. Conflitos surgem entre os dois, até descobrirem que algo em comum pode uni-los numa relação que irá mudar as suas vidas para sempre. Disponível: Telecine Play.
Procurando Nemo – Direção: Andrew Stanton (2003)
Marlin é um peixe-palhaço que, depois da morte da esposa, vira um pai superprotetor. Seu filho, Nemo, acaba sendo levado por pescadores. Para resgatá-lo, seu caminho irá cruzar com um peixe fêmea que sofre de perda de memória, Dory. O filme aborda não só uma relação inesperada, como também o companheirismo entre pai e filho. Atenção para o desfecho da história, em que uma atitude de Nemo faz a diferença na relação entre eles. Disponível: Netflix.
Trilogia Senhor dos Anéis – A sociedade do Anel (2001), As duas Torres (2002) e O retorno do Rei (2003) – Dir. Peter Jackson
Baseado na obra do escritor inglês J.R.R. Tolkien, a adaptação para os cinemas sobre a saga do pequeno hobbit, Frodo Bolseiro (Elijah Wood), para destruir “O Anel”, traz vários exemplos de cooperação entre os personagens, em prol de um objetivo em comum. Mas isso só se torna possível por meio de muita confiança entre eles e valorização do papel de cada um, inclusive nos momentos de crise e superação de obstáculos. Disponível: TelecinePlay e Netflix.
A Partilha – Direção: Daniel Filho (2001)
Selma (Glória Pires), Regina (Andréa Beltrão), Laura (Paloma Duarte) e Lúcia (Lílian Cabral) são quatro irmãs que, após longos anos, se reúnem para o enterro da mãe. Elas se vêem obrigadas a discutir a divisão de bens. Daí emergem vários conflitos entre elas, que irão descobrir qual o melhor caminho para a convivência e reaprender a respeitar opiniões e estilos de vidas tão diferentes. Disponível: YouTube.
Clube dos Cinco – Direção: John Hughes (1985)
Como punição após cometerem pequenos delitos, cinco adolescentes do ensino médio são obrigados a passar o sábado no colégio e a escrever uma redação contando o que pensam sobre si mesmos. Com perfis completamente diferentes, eles terão que se autoconhecer e se colocar no lugar do outro para lidarem com os conflitos. Disponível: TelecinePlay e Netflix.
Estrelas Além do Tempo – Direção: Theodore Melfi (2016)
Três cientistas negras entram para agência espacial norte-americana na década de 1960, num momento conturbado dos Estados Unidos, principalmente devido ao segregacionismo racial. Esse é o fio condutor da relação de três grandes amigas. Suas histórias de superação serão o pontapé inicial para uma mudança de comportamento dentro do local de trabalho. Disponível: Netflix. Confira a crítica do Uno.
Toy Story 1 – John Lasseter (1995)
Woody é um boneco caubói que percebe a perda do seu favoritismo com a chegada do novo brinquedo do dono, o herói espacial Buzz Lightyear. Por meio da dedicação de cada um, ambos vão descobrir uma valiosa amizade no meio dessa disputa.
Disponível: Telecine Play.
Uma equipe muito especial – Penny Marshal (1992)
A história, baseada em fatos verídicos, sobre a criação da Liga Americana de Beisebol Feminino, traz a força e a persistência de mulheres que romperam barreiras nos anos 1940. O elenco traz Geena Davis, Rosie O’Donnell, Madonna e Tom Hanks. O filme também foi tema da resenha do Uno. Disponível: internet.
O Método – direção Marcelo Piñeyro (2005)
Filme espanhol que mostra sete executivos disputando uma vaga em uma empresa, em que serão submetidos a uma seleção acirrada e inesperada. O longa-metragem mostra os efeitos nocivos da falta ou manipulação da transparência dentro dos processos de uma empresa, seu impacto na cultura organizacional e no comportamento dos profissionais. Disponível: YouTube.
Margin Call, o dia antes do fim – J.C. Chandor (2011)
Baseado em fatos verídicos, o filme é o exemplo de como a falta de transparência e postura ética podem ter efeitos devastadores para uma companhia. Um profissional demitido em uma onda de cortes em Wall Street deixa para trás um pen drive com dados sigilosos sobre a empresa. Esse é o início de uma série de fatos que irão levar os profissionais da organização a atitudes emblemáticas. Disponível: Amazon.