A data de 29 de janeiro é especial para a comunidade LGBTQIAP+. Ela marca o Dia da Visibilidade das Pessoas Travestis e Trans. A iniciativa surgiu em 2004 para destacar a importância e as lutas pelos direitos desse grupo na sociedade.
O blog do Uno aproveita a ocasião para trazer algumas personalidades que vêm se destacando na conquista de mais espaços para o movimento travesti e trans.
Mas, antes disso, vamos voltar um pouco no tempo e descobrir as personalidades trans que fizeram história e mudaram a cultura pop. Os vídeos são do canal Sociocrônica, do YouTube.
Agora que você teve a noção da importância dessas personalidades que abriram vários caminhos para diferentes gerações, vamos conhecer as principais personalidades trans atuais.
Lilly e Lana Wachowski
Reprodução Internet
As duas irmãs trans são responsáveis por uma das maiores trilogias da história do cinema. Se você pensou na franquia “Matrix”, acertou. Isso mesmo! “The Wachowski”, como também são conhecidas, têm uma admirável carreira na sétima arte (inclusive filmes como “V de Vingança”) e na televisão, como mostra o sucesso da série “Sense8”.
Mj Rodriguez
Em 2022, ela foi a primeira atriz trans a ganhar um Globo de Ouro na história. Mj Rodriguez conquistou o feito inédito, graças ao seu trabalho ao longo de três temporadas na série “Pose”, em que interpretou a inspiradora personagem Blanca.
Para seguir: https://www.instagram.com/mjrodriguez7/.
Elliot Page
Em 2020, Elliot Page anunciou ser um homem trans. Sua trajetória profissional é marcada por indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro pela atuação no filme “Juno” e trabalhou na série” The Umbrella Academy”. Na época, como atriz, usava o nome Ellen Page.
Para seguir: https://www.instagram.com/elliotpage/.
Linn da Quebrada
A cantora, compositora, atriz e ativista social Linn da Quebrada já atuou nas séries “Segunda Chamada” e ”Manhãs de Setembro”. Foi também protagonista do premiado documentário “Bixa travesty”. Foi uma das participantes do Big Brother Brasil, em 2022.
Para seguir: https://www.instagram.com/linndaquebrada/.
Maite Schneider
Maite Schneider é militante de Direitos Humanos desde a década de 1990. É também cofundadora do TransEmpregos, consultoria que atua para empregar pessoas trans no mercado de trabalho formal; embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e mentora de Inclusão, Diversidade e Humanização. Foi a primeira profissional trans a receber o selo Linkedin Top Voice.
Para seguir: https://www.instagram.com/maiteschneideroficial/.
Dri Maria
Mulher trans, Dri Maria dá dicas educativas, combinando com doses de humor, por meio da sua conta no Instagram “Blogueira Trans”.
Para seguir: https://www.instagram.com/blogueiratrans/.
Lucas Scarpelli
Conhecido pelo seu canal no YouTube Transdiario, Luca Scarpelli é o primeiro homem trans que apresentou a versão brasileira do reality show “Queer Eye”, em 2022, do Netflix.
Para seguir: https://www.instagram.com/olucascarpelli.
E aí? Sentiu falta de mais alguém na lista? Compartilhe suas dicas nos comentários.