Provavelmente, você já ouviu falar em personagens protagonistas, seja nos filmes, nas séries, nas novelas ou nos livros. O termo refere-se ao personagem principal de uma história.
No universo corporativo, esse conceito pode ser aplicado no dia a dia profissional. Até porque ser protagonista também tem a ver com atitude. Conforme já abordamos o tema no blog do Uno, com o texto “O que She-Ra e He-Man ensinam sobre protagonismo na vida“, essa habilidade diz respeito a:
- atribuir a si mesmo um papel de destaque;
- ter uma participação marcante;
- realizar tarefas importantes;
- conduzir a vida seguindo seus objetivos pessoais;
- procurar entender de que forma você pode influenciar a situação que se apresenta;
- assumir responsabilidade com foco na evolução profissional.
O protagonismo também pode (e deve) ser aplicado na sua vida pessoal. Mas, vale lembrar que, muitas vezes, protagonismo e individualismo podem se cruzar numa área, com um limite um pouco tênue entre ambos. O uso equilibrado vai depender inclusive do contexto e da sua visão de cenário, ou seja, a visão sistêmica.
Protagonismo e individualismo
Veja só: imagine-se ao montar um complexo quebra-cabeça de mil peças. Com certeza, você pode assumir as rédeas do jogo e executar a montagem por conta própria. Aí, entra o individualismo em cena! Neste caso, o comportamento é necessário e importante.
Mas, e se você estiver em outro contexto? Se essa a montagem do quebra-cabeça fizer parte de uma dinâmica de grupo? Você pode até, no início, ter uma postura individualista.
No entanto, ao aplicar o protagonismo, você irá guiar e ajudar as outras pessoas a montá-lo, analisar outras maneiras de encaixar as peças e prever partes das figuras que aparecem à medida que o quebra-cabeça vá tomando forma. Você estará agindo em benefício próprio e pensando no coletivo, já que todos têm a mesma meta.
Os exemplos no cinema e nas séries
Os filmes e as séries também podem oferecer uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre protagonismo. Por meio da análise da conduta e comportamento dos personagens, é possível identificar quando eles assumem as rédeas da própria vida. Confira a lista:
Violet – “Felicidade por um fio”
Violet (Sanaa Lathan) é uma publicitária bem-sucedida, que inicia uma jornada de autoconhecimento, quando decide raspar a cabeça e redescobrir sua identidade afro. Todo o processo será um divisor de águas em sua vida pessoal e profissional. O filme é uma história adaptada da série de livros best-seller “Nappily Ever After”, escrita por Trisha R. Thomas. Disponível: Netflix.
Blanca – “Pose”
Blanca (Mj Rodriguez) é uma mulher trans e negra que passa a abrigar jovens LGBTs que foram expulsos de suas casas. Tendo como cenário os bailes voguing, numa Nova Iorque dos anos 80 e 90, a série conta a transformação da personagem como uma referência de ética, maternidade e superação. Disponível: Netflix.
Madam C.J. Walker – “A Vida e a História de Madam C.J. Walker”
Madam C.J. Walker (Octavia Spencer) é uma afro-americana que venceu a pobreza e conseguiu criar, por conta própria, um império no ramo dos cosméticos. A minissérie retrata a trajetória, baseada em fatos verídicos, da primeira mulher negra milionária. Disponível: Netflix.
Sarah Connor – “O Exterminador do Futuro” e “Terminator: The Sarah Connor Chronicles”
Sarah Connor começa sua história apenas como uma vítima que vira alvo de um assassino do futuro. Mas, ao longo da franquia, ela se torna uma destemida heroína. As atrizes Linda Hamilton e Emilia Clarke interpretaram a guerreira em diferentes fases. Lena Headey deu vida à personagem na série para TV. Disponível: Telecine, Amazon Prime, HBO GO, NET Claro Now e na web.
Katniss Everdeen – “Jogos Vorazes”
Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é outra heroína que se transforma em protagonista do próprio destino, quando se torna vítima de um violento jogo televisivo, num mundo autoritário e distópico. A franquia conta com quatro filmes e também é uma oportunidade para conhecer a Jornada do Herói. Disponível: Amazon Prime, Apple TV, Google Play, Telecine, Netflix, Now Net Claro, Starz, Looke e Net Claro Vídeo.
Tris – Trilogia: “Divergente”, “Insurgente” e “Convergente (parte I)”
Tris (Shailene Woodley) vive numa Chicago apocalíptica e tem a sua vida mudada quando se depara com a seguinte missão: salvar sua própria vida e das pessoas que ama. É nesse ponto que ela se divide entre o protagonismo e o individualismo. Uma personagem que também traz uma jornada de crescimento, passando de vítima à heroína. Disponível: Amazon Prime, Apple TV, Google Play, Telecine, Netflix, Now Net Claro, Starz, Looke e Net Claro Vídeo.
Luke Skywalker – Star Wars
Luke Skywalker (Mark Hamill) traz uma das trajetórias mais complexas e inspiradoras do cinema. De órfão a jovem herói, ele passa por um intenso e longo treinamento aplicado pelos mestres Obi-Wan Kenobi e Yoda, para se tornar o guerreiro Jedi. Suas jornadas de crescimento e de protagonismo vão se construindo entre quedas e ascensões. Disponível: Disney Plus.
Rocky Balboa – Rocky
Rocky é um dos personagens mais icônicos de Sylvester Stallone, que também escreveu o roteiro do primeiro filme da franquia homônima. O pobre lutador de boxe – que treina dando socos em carnes do frigorífico – se destaca, principalmente, pela sua trajetória de superação das adversidades, entrando numa inspiradora experiência de autoconhecimento e protagonismo. Disponível: Netflix, Telecine, Google Play e Apple TV.
Chris Gardner – À Procura da Felicidade
Chris (Will Smith) é um homem que se torna pai solteiro e precisa cuidar do filho de cinco anos. Devido a problemas financeiros, ele e o garoto acabam sendo despejados e passam a dormir em abrigos, à espera de dias melhores. Baseado em uma história real, a trama traz várias lições sobre como usar o protagonismo para enfrentar os obstáculos. Disponível: HBO e NET Claro Now.
Forrest Gump – “Forrest Gump: o contador de histórias”
Forrest Gump (Tom Hanks) é um rapaz com o QI abaixo da média e com dificuldade ao se locomover, mas que consegue participar dos acontecimentos mais importantes da História, devido a sua resiliência, motivação e proatividade. Disponível: Telecine, Amazon Prime, Netflix, Globoplay, Now Net Claro e Apple TV.
E você? Lembra de mais algum personagem de filme ou série que seja uma inspiração de protagonismo para você? Conte pra gente nos comentários.