*Foto: Ivam Samkov via Pexels
Voltar ou não para o escritório? Talvez essa seja a questão mais refletida pelos profissionais e empresas durante a pandemia do Covid-19. Principalmente em países onde a vacinação está mais avançada, como ocorre nos EUA.
Por lá, organizações símbolos da inovação e criatividade, como Amazon e Apple, indicam uma tendência à volta ao trabalho presencial, enquanto Google, Microsoft e Facebook apontam para o regime híbrido, priorizando a liberdade dos colaboradores e gestores, conforme relata esta matéria da revista Época.
No entanto, Spotify e Citybank foram mais além. A empresa sueca de streaming permitiu, no início do ano, que seus funcionários trabalhassem de qualquer lugar e reformou seu prédio central para que reproduzissem o conforto de uma casa. Já o banco construiu um jardim dentro das suas salas de reuniões.
A mesma matéria também revela que boa parte dos colaboradores gostariam de manter o home office, ou seja, 73%, de acordo com um levantamento realizado pela Microsoft. E 46% mudariam de emprego para manter esse regime de trabalho.
Muitos profissionais (59%) inclusive destacaram que a produtividade teve um aumento, conforme revela uma pesquisa da Fundação Dom Cabral. Mas, junto disso vieram as reclamações de exaustão, principalmente entre os líderes.
Enquanto isso…no home office
Para quem ainda está no home office e ainda tenta se adaptar, uma dica é seguir as orientações da especialista Laura Vanderkam, que, há mais de 20 anos, trabalha em casa.
No livro, “Home office: como se adaptar sem perder a cabeça nem aquela promoção”, ela reúne entrevistas com empreendedores, executivos e outros profissionais que conseguiram unir a vida particular e a profissional no ambiente privado.
E há sempre o que aprender quando o assunto é se adaptar à rotina do trabalho na própria casa, não é mesmo? Aqui vão breves orientações da especialista para se organizar melhor:
- Faça planejamentos por semana.
- Comece o planejamento numa sexta-feira, à tarde. Evite que isso seja feito na segunda-feira.
- Anote tudo o que você precisa fazer e coloque prazos. O uso de aplicativos que ajudam nisso também é uma mão na roda.
- Para não ficar sentado o tempo todo na frente do computador, levante-se para meditar, fazer um café, molhar uma planta etc.
Conforme destaca o livro, “como ser produtivo no mesmo lugar em que você dorme, joga videogame e assiste à Netflix?”. Imagine equilibrar a vida doméstica e profissional. E se isso incluir os excessos de reuniões virtuais, então, nem se fala, não é mesmo?
Segue abaixo uma palestra do portal O Meio que traz essas e outras discussões sobre esse cenário que ainda não tem um prazo de validade tão certo assim. Confira:
Leia também:
Home office: ele veio ou não para ficar durante e depois da pandemia?
Seja mais produtivo (a) e eficaz durante o trabalho no home office