Um novelo de lã cor-de-rosa acaba de conseguir um novo emprego. Só que ele não imaginava que, no primeiro dia de trabalho, a empresa seria formada, majoritariamente, por homens. Todos vestindo terno preto, fazendo piadinhas nos corredores e cultuando a agressividade nas reuniões.
Esse é o fio condutor do curta-metragem da Pixar que traz reflexões sobre uma nova maneira de pensar as masculinidades e a importância da diversidade no universo corporativo.
O protagonista passa por alguns apuros ao tentar se adaptar ao meio e chega até a mudar a própria identidade para ser aceito, até que um novo personagem promete ensinar outras lições.
Ao assistir ao filme, reflita:
- qual a origem da rejeição ao novelo cor-de-rosa?
- quais são os tipos de rejeições impostas ao personagem principal?
- quais as características semelhantes dos funcionários da empresa?
- por que o novelo ganha nós à medida que sofre opressão e é rejeitado?
- por que será que um dos funcionários trata o novelo de lã como se fosse uma mulher?
- como você agiria no lugar de Purl? E se presenciasse algo do tipo na sua empresa?
e se seus filhos ou filhas passassem por esse tipo de situação?
De acordo com o Huff Post, a animação foi produzida depois que o produtor do curta-metragem e um dos fundadores da Pixar, John Lasseter, foi acusado de assédio e conduta imprópria no ambiente de trabalho.
Assista ao vídeo:
- para ativar a legenda, passe o cursor do mouse no canto inferior direito, e escolha, no ícone das Configurações (desenho da pequena engrenagem), a opção Legendas > Traduzir Automaticamente e selecione Português.