O cenário atual exige ainda mais cautela do consumidor com o próprio bolso. De acordo com matéria do Valor, a crise gerada no período de pandemia do Covid-19 vem deixando um rastro de endividamento e de inadimplência na população.
Um terço (33,3%) das famílias brasileiras tem alguém em casa com dívidas em atraso. Entre os mais pobres, com rendimentos até R$ 2,1 mil, essa parcela chega a 44,5%.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta que o percentual de famílias com dívidas atingiu, em junho, o recorde histórico de 67,1%. O cartão de crédito segue em primeiro lugar nos principais tipos de dívida: 76,1% dos endividados.
Independetemente do seu perfil como consumidor, este é o momento para ter atenção redobrada com o dinheiro. Então, que tal conferir algumas opções para não ficar no vermelho?
A Escola Conquer está com inscrições abertas para o curso gratuito de finanças pessoais. Segundo a instituição, no início, o aluno irá responder a um questionário sobre o tema, para que seja direcionado a uma trilha de aprendizado mais adequada e personalizada à sua realidade. Clique aqui e acesse.
E caso queira refletir sobre comportamento financeiro, inclusive a origem do descontrole dos gastos, assista ao vídeo abaixo:
E você? O que faz para planejar melhor as suas finanças? Deixe suas sugestões e dicas nos comentários.