Clube da Leitura. Clube do Livro. Círculo do Livro. Não importa o nome e, sim, o objetivo. Disseminar o hábito da leitura por meio de reuniões periódicas entre os amantes de livros.
Essa história de criar clube do livro é tão mais antiga do que se imagina. Segundo matéria da Folha, reza a lenda que os primeiros grupos de clube da leitura surgiram no século XVIII. Nos EUA, puritanos se juntavam para estudar a Bíblia. Na Europa, aristocratas e burgueses franceses debatiam assuntos intelectuais.
Mas a banda começou a tocar de outra forma quando, em 1868, nos EUA, jornalistas foram impedidas de participar de um evento literário por serem mulheres. Elas se reuniram e criaram um clube só delas. Foi o pontapé inicial para outros grupos femininos seguirem a onda.
Daí adiante foram aparecendo vários formatos, por exemplo, o tipo de clube de leitura que não tinha reuniões mas mandava os livros pelos correios.
No Brasil, iniciativas semelhantes foram criadas. O Clube do Livro, de Mario Graciotti, que funcionou de 1943 a 1989, e o Círculo do Livro, que durou de 1973 a 1993, e chegou a ter 800 mil filiados.
À moda antiga
Nos últimos anos, as celebridades também adotaram essa prática. A apresentadora de TV Oprah Winfrey criou o próprio clube, que leva seu nome. O Oprah´s Book Club virou febre nos EUA. Fazia parte do seu programa televisivo e estimulou as vendas de livros de muitos autores. Hoje funciona apenas on-line.
As atrizes Reese Witherspoon, Emma Watson e Emma Roberts usam a força das redes sociais para angariar e engajar leitores e leitoras para seus clubes do livro.
E aí? Que tal aproveitar o tempo livre e participar? Quem sabe até mesmo criar o seu clube usando grupos de WhatsApp, plataformas de happy hour ou mesmo fóruns on-line?!