“Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante…”.
Lembra dessa frase famosa? Ela faz parte da introdução da saga “Star Wars”, que estreia, nos cinemas, o último filme da sua mais recente trilogia: “Star Wars Episódio IX: a ascensão Skywalker”.
Apesar de “Star Wars” se encaixar no gênero fantasia, as reflexões apresentadas nos enredos não estão tão longe assim do nosso universo.
As tramas do diretor George Lucas trazem lições reveladoras, que podem servir de inspiração para muita gente.
Algumas dessas histórias orbitam o mundo dos Jedi, a ordem de guardiões, que são personagens importantes em vários eventos nos filmes, quadrinhos e desenhos que compõem essa clássica epopeia da cultura pop.
Há entre os Jedi uma relação proveitosa entre mestre e aprendiz. Essa relação pode servir de exemplo para os líderes e suas equipes.
Então, hora de embarcar nas lições!
Compartilhe conhecimento – Na saga, os cavaleiros Jedi não retêm conhecimento. Preste atenção na relação entre o jovem Anakin Skywalker e os mestres Qui-Gong Jinn e Obi-Wan Kenobi.
Créditos: Lucasfilm
Aprenda com o mestre Yoda – Yoda é pequeno em tamanho, mas extremamente forte e poderoso como Jedi. Suas aparições ao longo dos filmes trazem frases marcantes nos diálogos com outros personagens. Dá até para virar um manual da sabedoria:
“Ensine sempre o que você aprendeu”.
“Um Jedi usa a Força para sabedoria e defesa, nunca para o ataque”.
“O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio e o ódio leva ao sofrimento”.
“Melhor professor, o fracasso é”.
Créditos: Lucasfilm
Girl Power em ação – “Star Wars” tem grandes personagens femininas que servem de referência para as mulheres. Rey é uma delas. Sua história aparece em “Star Wars: Episódio VII – O despertar da força”, “Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi” e “Star Wars: Episódio IX – a ascensão Skywalker”.
Ela vive no deserto, coletando sucatas de aeronaves, mas acaba lutando contra terríveis assassinos no meio do caminho e descobre que tem talento para se tornar uma Jedi.
Créditos: Lucasfilm
Trabalhe em equipe – Na primeira franquia de “Star Wars”, há aprendizado de sobra para perceber como devemos aceitar as diferenças em um grupo e ver que é possível transformá-lo numa equipe. Imagine uma princesa guerreira, um capitão malandro, um robô desastrado e um brutamontes dócil e companheiro convivendo numa mesma espaçonave?
Todos eles têm temperamentos e habilidades bem diferentes, mas ficam unidos para enfrentar diversas batalhas. Preste muita atenção na relação entre o capitão Han Solo e o wookiee Chewbacca, uma verdadeira lição de lealdade.
Créditos: Lucasfilm
Seja o mestre que todo mundo quer copiar – “Star Wars” traz vários exemplos de mestres que ajudam seus discípulos a superarem a si mesmos, sem receio de perderem o próprio lugar.
Créditos: Lucasfilm
E, por último, crie um mantra para o seu grupo! Que a força esteja com você!
Créditos: Lucasfilm
Quer aproveitar a estreia do novo capítulo de “Star Wars” nos cinemas e maratonar a saga? Alguns sites indicam qual a melhor ordem para assistir aos filmes. Clique aqui e confira!