Até o dia 20 de março, está aberto o prazo para inscrições na primeira turma de 2024 do Programa de Mentoria da Associação #SerMulheremTech. De acordo com a instituição, o objetivo é reverter a predominância masculina no campo da tecnologia.
E não é pra menos. Segundo um levantamento realizado pela Catho em 2022, as mulheres têm ocupado 23% dos postos de trabalho nesse setor, enquanto os homens representam 76%. Um pequeno avanço em comparação com o ano anterior. No período, a presença feminina em cargos de tecnologia representava 21% e a masculina 78%.
O programa de mentoria #SerMulheremTech é gratuito e conta com mentoras que são executivas voluntárias do setor de tecnologia. “Para este ano, nossa meta é ultrapassar o número de mentorias conduzidas no ano anterior, especialmente devido à alta demanda. Em 2023, oferecemos orientação para mais de 40 mulheres, e agora, pretendemos atender pelo menos 55”, afirma Silvana Fumura, CEO da #SerMulheremTech. “Portanto, uma de nossas prioridades é ampliar nossa equipe de mentoras e a base de beneficiárias.”
Além disso, a entidade tem em vista, conforme menciona Silvana, “o apoio a eventos e parcerias com ONGs que promovem debates sobre carreiras e perspectivas para meninas com menos de 18 anos, que ainda estão decidindo seus rumos profissionais”.
A executiva observa que, apesar dos avanços conquistados pelas mulheres na área de tecnologia nos últimos anos, “é evidente que o mercado tecnológico enfrenta uma tendência predominantemente masculina”. Portanto, ela enfatiza que “ações de sensibilização e incentivo à presença feminina nesse campo são tão relevantes quanto indispensáveis”.
Clique aqui para fazer a sua inscrição no formulário online! Para saber mais informações, acesse o Instagram do SerMulheremTech.