Há mais de 100 anos, o francês Émile Cohl dirigiu o primeiro filme animado exibido por meio de um projetor moderno. Fantasmagorie contava uma história simples: de um boneco que vai se adaptando ao ambiente.
De lá pra cá, esse gênero do cinema provou ser também adaptável às mudanças na sociedade. Passou por inúmeras evoluções temáticas e tecnológicas, batendo cada vez mais recordes de bilheteria.
Por exemplo, no ranking geral dos filmes mais rentáveis, Rei Leão e Frozen II estão na 7ª e 10ª posições, com um faturamento de US $1,66 bilhões e US $1,45 bilhões, respectivamente.
Curtas-metragens que encantam
As animações, inclusive as infantis, sempre encantaram crianças e adultos. Dentre elas, podemos destacar o formato de curta-metragem. Em apenas poucos minutos, é possível notar mensagens que são lições para a vida.
Que tal conferir uma lista especial que o Eu Estudo separou para você? Aproveite e assista aos filmes com a família. Pode ser um bom momento para debater assuntos que estão em constante debate nos dias atuais.
Bridge – dir. Ting Chian Tey (2011)
Quatro animais tentam atravessar uma ponte (no inglês, bridge) bastante estreita, em que há passagem para apenas um deles. Diante desse contexto, vencerá o mais esperto, ou aquele que sabe negociar conflitos? Temas: respeito, gerenciamento de conflitos, companheirismo e trabalho em equipe.
Reach – dir. Ahmed Elmatarwi (2016)
Um boneco está preso no deserto à procura de água. Com um final surpreendente, o curta-metragem “Alcançar”(Reach) reflete se boas ações realmente trazem grandes recompensas. Temas: altruísmo e coletividade.
Piper: descobrindo o mundo – dir. Alan Barillaro (2016)
Esse curta da Pixar já pode ser considerado um clássico. Vencedor do Oscar, a trama gira em torno de uma ave ainda bebê que sai pela primeira vez do ninho e descobre o mar. Temas: resiliência e como ter uma mente aberta.
Para “vler” com poesia – dir. Andrei Miralha e Marcílio Costa (2013)
Nessa história, uma criança encontra na poesia uma outra forma de olhar o mundo ao seu redor. Temas: imaginação e criatividade.
Hair Love – dir. Matthew A. Cherry (2019)
Ganhador do Oscar de melhor curta de animação traz a história de um homem que irá aprender a pentear, pela primeira vez, o cabelo da filha. Temas: aceitação, afeto, aprendizado, masculinidades e negritude.
Purl – dir. Kristen Lester (2018)
A trama é sobre o primeiro dia de trabalho de um novelo de lã rosa num ambiente corporativo totalmente monocromático, padronizado e dominado por homens. Temas: aceitação, machismo e diversidade.
In a heartbeat – dir. Esteban Bravo, Beth David (2017)
“Na Batida do Coração” é um curta-metragem que narra a história de um garoto que se apaixona à primeira vista por outro rapaz, durante um passeio pelo colégio onde estudam. Temáticas: diversidade, amor e aceitação.
Bônus: “Na Batida do Coração” também ganhou um vídeo que mostra a reação das crianças ao ver o filme pela primeira vez. Vale a pena conferir!
Tome nota: para ativar a legenda no YouTube, passe o cursor do mouse no canto inferior direito, e escolha, no ícone das Configurações (desenho da pequena engrenagem), a opção “Legendas > Traduzir Automaticamente” e selecione Português.
E você? Conhece algum curta-metragem que pode servir de inspiração no cotidiano? Compartilha com a gente!