Vem aí o “É Tudo Verdade” – Festival Internacional de Documentários. Neste ano, o evento, que está em sua 27ª edição, ocorre de forma híbrida. As cidades que recebem a programação presencial são São Paulo (31/03 a 10/04) e Rio de Janeiro (01/04 a 10/04).
A versão on-line acontece de 31 de março a 10 de abril, nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital. Todas as sessões são gratuitas, e, segundo o festival, as exibições on-line podem ser vistas em todo o território nacional.
São 77 produções entre longas, médias e curtas-metragens. Fazem parte da programação obras inéditas, retrospectivas e clássicos de 34 países. Além disso, o evento também conta com debates, conferências, masterclass, entre outras atividades.
Por que assistir aos documentários
Os documentários são um gênero importante do cinema, que estimulam a reflexão, o pensamento crítico, a curiosidade e a visão sistêmica, além de trazerem um ou vários pontos de vistas sobre determinados assuntos.
Geralmente, podem levar o espectador a se aprofundar no tema debatido, inclusive servindo de apoio no processo de aprendizagem. Por exemplo, um documentário que aborda a questão indígena pode ser um complemento para um estudante de História do Brasil ou Geografia.
O que ver no É Tudo Verdade
O blog separou alguns destaques, caso você tenha aquela dúvida “cruel” na hora de escolher qual filme assistir. Vamos lá?
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o festival começa com novos trabalhos do documentarista britânico Mark Cousins, distinguido em 2020 com a edição inaugural do Prêmio de Inovação Narrativa da European Film Academy.
No encerramento, será exibido o longa O Território (The Territory), dirigido pelo norte-americano Alex Pritz, uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e EUA. Premiado no Festival de Sundance deste ano, o documentário acompanha um jovem líder indígena brasileiro que luta contra fazendeiros que ocupam uma área protegida da Floresta Amazônica.
Adeus, Capitão
Direção: Vincent Carelli e Tita –Brasil, 175’, 2022
Sinopse: O “capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião (PA), que morreu em 2016, conta para suas filhas e netas as guerras internas entre grupos de seu povo até a transferência dos sobreviventes para a gleba Mãe Maria. Estreia mundial.
Belchior – Apenas um Coração Selvagem
Brasil, 90’, 2022 – Direção: Camilo Cavalcanti e Natália Dias
Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946- 2017) é revelado em um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor de Sobral (CE). Estreia mundial.
Quando Falta O Ar
Direção: Ana Petta, Helena Petta – Brasil, 81’, 2021
Sinopse: O documentário aborda a pandemia com foco no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19. Estreia mundial.
Sinfonia de Um Homem Comum
Direção: José Joffily – Brasil, 82’, 2022
Sinopse: O tema do documentário é a trajetória de José Bustani, o primeiro diretor-geral da Organização de Proibição de Armas Químicas, e passou a sofrer pressão dos EUA para se demitir depois do 11 de Setembro. Estreia mundial.
Assassinos Sem Punição (Getting Away With Murder(s))
Direção: David Nicholas Wilkinson – Reino Unido, 175’, 2021
Sinopse: Os Aliados concordaram em processar todos os responsáveis pelo Holocausto quando elaboraram o Acordo de Londres, em 1945. Mas, depois do fim da década de 1940, esses mesmos Aliados não fizeram quase nada. Por quê?
Batata (Batata)
Direção: Noura Kevorkian – Líbano, Canadá, Catar, 126’, 2021
Sinopse: Um filme incomum que abrange dez anos da vida de uma mulher muçulmana síria determinada, presa num campo de refugiados no Líbano e impedida de voltar para casa.
Os Caras do Estreito (The Strait Guys)
Direção: Rick Minnich – Alemanha, Finlândia, Canadá, 100’, 2022
Sinopse: Um rabugento engenheiro de minas tcheco e seu pupilo tagarela juntam forças com visionários russos para ousar o impossível: ligar os Estados Unidos à Rússia por um túnel de cem quilômetros sob o estreito de Bering. Estreia mundial.
O Processo – Praga 1952 (Le Procès – Prague 1952/The Trial)
Direção: Ruth Zylberman – França, 70’, 2021
Sinopse: Em 2018, foram encontradas imagens filmadas de um processo, no qual, catorze dignitários comunistas foram acusados de crimes imaginários e tiveram que fazer uma confissão pública de culpa em um julgamento encenado, em 1952.
Retratos do Futuro (Retratos del Futuro/Portraits of the future)
Direção: Virna Molina – Argentina, 88’, 2021
Sinopse: Antes da pandemia, a cineasta Virna Molina fazia um filme sobre a resistência das representantes das trabalhadoras do metrô de Buenos Aires, com a Covid-19, porém, o futuro distópico do qual o filme tratava se transformou em presente.
Riotsville, EUA (Riotsville, U.S.A.)
Direção: Sierra Pettengill – EUA, 91’, 2022
Sinopse: Usando apenas imagens de arquivo, o filme explora a militarização da polícia norte-americana, e cria uma
contranarrativa sobre a reação do país aos levantes do final dos anos 1960.
Navalny (Navalny)
Direção: Daniel Roher – EUA, 98’, 2022
Sinopse: Um “thriller” documental sobre como um dos líderes da oposição russa ao regime autoritário de Vladimir Putin sobreviveu a uma tentativa de assassinato por envenenamento em 2020, identificou os responsáveis pelo atentado e apesar de tudo retornou à Rússia para prosseguir em sua militância democrática.
Cadê Heleny?
Direção: Esther Vital – Brasil, Espanha, 29’, 2022
Sinopse: Este documentário animado com técnicas de stop motion resgata a trajetória de vida de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971, sob a ditadura militar brasileira.
A Ordem Reina
Direção: Fernanda Pessoa – Brasil, 19’, 2022
Sinopse: Uma viagem internacionalista (no tempo) por sete países que tiveram experiências revolucionárias no século 20, acompanhada por uma voz feminina que recita o último texto de Rosa Luxemburgo.
Solmatalua
Direção: Rodrigo Ribeiro-Andrade – Brasil, 15’, 2022
Sinopse: Com uma constelação de vozes e presenças negras, SOLMATALUA percorre um vertiginoso itinerário entre territórios ancestrais e contemporâneos.
Tekoha
Direção: Carlos Adriano – Brasil, 7’, 2021
Sinopse: No dia 6 de setembro de 2021, seguranças particulares queimaram uma casa Guarani Kaiowá no Tekoha Ava’te, na Reserva de Dourados (MS). A ação foi registrada em vídeo, pelo povo Guarani Kaiowá.
Ali e Sua Ovelha Milagrosa (Ali and his Miracle Sheep)
Direção: Maythem Ridha Iraque, Reino Unido, 26’, 2021
Sinopse: Ali, um garoto mudo de nove anos, leva sua ovelha favorita, Kirmeta, para ser sacrificada. Em sua longa viagem, eles testemunham as belezas e desvendam os males do Iraque. Mas será possível curá-los com um sacrifício?
Como Se Mede um Ano? (How Do You Measure A Year?)
Direção: Jay Rosenblatt – EUA, 29’, 2021
Sinopse: Um pai filma a filha todos os anos, no dia de seu aniversário, e faz a ela as mesmas perguntas. Em apenas 29 minutos, vemos a garota se transformar de menininha em jovem mulher.
Cartaz de Festa (Party Poster)
Direção: Rishi Chandna – Índia, 20’, 2021
Sinopse: Nos subúrbios de Mumbai, a ciência, a religião e a política se chocam comicamente, em meio à ferocidade da pandemia, quando um grupo de lavadores de roupas decide desenhar um cartaz para celebrar uma festa popular anual.
JFK Revisitado: Através do Espelho (JFK Revisited: Through the Looking Glass)
Direção: Oliver Stone – EUA, 117’, 2021
Sinopse: Arquivos que deixaram de ser sigilosos sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy são examinados em um contexto amplo, com o objetivo de elucidar o que realmente aconteceu em 1963.
Quando Fazíamos Bullying (When We Were Bullies)
Direção: Jay Rosenblatt – EUA, Alemanha, 36’, 2021
Sinopse: Uma coincidência intrigante leva o cineasta a procurar seus colegas de quinta série e a professora para examinar suas lembranças e sua cumplicidade em um caso de bullying ocorrido há cinquenta anos. Um dos cinco finalistas ao Oscar de melhor documentário de curta-metragem deste ano.
Relações Próximas (Rodnye/Close Relations)
Direção: Vitaly Mansky – Letônia, Alemanha, Estônia, Ucrânia, 112′, 2016
Sinopse: Entre 2014 e 2015, o cineasta Vitaly Mansky viajou pela Ucrânia, visitando integrantes de sua família. A partir de conversas, ele forma um mosaico sobre os desdobramentos da grave crise política que divide a nação. Reapresentação especial.
A Última Praga de Mojica
Direção: Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld, Pedro Junqueira – Brasil, 17’, 2021
Sinopse: O curta-metragem relata o processo de resgate e finalização de A Praga, dirigido por José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.
Diários de Mianmar (Myanmar Diaries)
Direção: Coletivo Cinematográfico de Mianmar – Mianmar, Holanda, Noruega, 70’, 2022
Sinopse: Depois do golpe militar de 2021 em Mianmar, jovens ativistas de oposição usam estes diários em filme para
comunicar-se com o mundo, pela tela de cinema, de um modo diferente daquele que é permitido aos noticiários de TV.
Oscar Micheaux: O Super-Herói do Cinema Negro (Oscar Micheaux: The Superhero of Black Filmmaking)
Direção: Francesco Zippel – Itália, 80′, 2021
Sinopse: Um olhar sobre a vida e a obra do diretor e produtor independente Oscar Micheaux (1884-1951), um pioneiro da indústria cinematográfica afro-americana.
Vento na Fronteira (The Wind Blows the Border)
Direção: Marina Weis, Laura Faerman – Brasil, 78’, 2021
Sinopse: O filme se passa na violenta fronteira do Brasil com o Paraguai, coração do agronegócio brasileiro, e acompanha o crescimento do poder político ruralista e suas ligações íntimas com o governo de Jair Bolsonaro
O Silêncio do Infiltrado (El Silencio del Topo/The Silence of the Mole)
Direção: Anaïs Taracena – Guatemala, 91’, 2021
Sinopse: Ao longo dos anos 1970, o jornalista Elías Barahona, também conhecido como “A Toupeira”, infiltrou-se no coração de um dos governos mais repressivos da história da Guatemala. O filme procura desvendar a história desse homem.
O Vento nos Deixará (El Viento nos Dejará)
Direção: Pablo Martínez Pessi – Uruguai, 72’, 2021
Sinopse: Um tornado passou por uma pequena cidade e devorou tudo o que encontrou pela frente. Deixou uma ferida que perdura obstinadamente, buscando cura em meio a um mundo de destroços e histórias perdidas.
É Tudo Verdade (It’s All True)
Direção: Orson Welles, Bill Krohn, Myron Meisel EUA, 89’, 1993
Sinopse: O documentário reconstitui a obra não finalizada de Orson Welles sobre a América do Sul, rodada em 1942 e jamais terminada pelo diretor de “Cidadão Kane” (1941).
Reserve na agenda
NAS SALAS:
SÃO PAULO
Espaço Itaú de Cinema Augusta – Rua Augusta, 1475, Sala 1
- Abertura, encerramento e competição brasileira de longas e médias-metragens – (31/03 a 10/04)
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000
- Retrospectiva Ugo Giorgetti (01 a 03/04)
IMS Paulista – Avenida Paulista, 149
- Curtas especiais , clássicos, competição brasileira de curtas-metragens – (01 a 03/04)
SESC 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109
- Foco Latino Americano e Estado das Coisas (07 a 10/04)
RIO DE JANEIRO
Espaço Itaú de Cinema Botafogo – Praia de Botafogo, 316, Sala 6
- Abertura, encerramento e competição brasileira de longas – (01 a 10/04)
Instituto Moreira Salles (IMS Rio) – Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
- Curtas especiais, clássicos, competição brasileira de curtas-metragens – (01 a 03/04)
- Retrospectiva Ugo Giorgetti e foco latino-americano e estado das coisas e “A História do Olhar” – (05 a 10/04)
Clique em É tudo Verdade e baixe a programação em PDF.