Recentemente, a cantora e rapper americana Doja Cat lançou uma versão pra lá de tecnológica do clipe “Woman”, em que permite ao público atuar com os conceitos básicos de programação.
Não, você não leu errado. É isso mesmo! Nele, você pode fazer alterações nos efeitos especiais, por exemplo, trocando objetos e cenários.
De acordo com esta matéria do Nexo Jornal, os quatro elementos interativos no vídeo são marcados numa barra de reprodução por estrelas nas cores: amarelo (CSS), azul (Javascript) e rosa (Python), ou seja, as linguagens de programação mais comuns.
A ação é realizada em parceria com a organização Girls Who Code, que estimula as mulheres a atuarem na área de Ciências da Computação.
Além do mais, vale destacar que programação e aprendizagem andam juntas, viu. Esse ramo da tecnologia traz vários benefícios ao processo educacional. Segundo o site Happy Code School, as vantagens são:
- estimula o raciocínio lógico
- ajuda na organização de modo geral
- propicia uma melhor escrita
- incentiva o aprendizado de matemática, física e língua inglesa
- auxilia no desempenho pessoal e profissional
- estimula a criatividade
- desenvolve habilidades para solucionar situações adversas
Então, que tal se aventurar nos códigos de programação? Acesse o vídeo em DojaCode e comece a praticar!
Música e tecnologia
A parceria entre música e tecnologia não é de hoje. Em 2011, a cantora islandesa Björk lançou o disco “Biophilia”. Nele, os ouvintes podiam interagir com as faixas e criar versões personalizadas por meio de aplicativos na plataforma da Apple.
Em 2015, ela volta a inovar, com o álbum “Vulnicura”, em que possibilitou assistir ao videoclipe da música “stonemilker”, no formato 360 graus.
E você? Conhece mais alguma parceria entre música e tecnologia? Deixe as dicas aqui nos comentários.