O freguês ou cliente tem sempre razão, diz o ditado popular.
Além do mais, ao longo dos anos, o cliente ganhou outro status. Ele passou a ser visto como rei.
Essa é a ideia está por trás da estratégia Customer Centric, ou seja, o cliente é o centro da atenção nos negócios.
O Customer Centric nada mais é que fazer o planejamento com foco orientado para os clientes e o bom atendimento, para gerar fidelização.
Segundo o guia “Xeque-mate – como aproveitar seu atendimento para ganhar o jogo e aumentar as vendas”, ao citar dados da consultoria Dimensional Research, 52% dos consumidores dizem que compraram produtos a mais, depois de uma experiência positiva de atendimento.
Tome nota: o conteúdo geral da publicação não se aplica ao seu mercado? Veja só: ele é um material importante para conhecer as tendências presentes em outros setores!
E, de acordo com a empresa de pesquisa Harris Interactive, 73% afirmam que a simpatia dos atendentes é o que gera uma experiência marcante, fazendo com que eles permaneçam com a marca.
Um atendimento com transparência e espontaneidade tem tudo para conquistar o consumidor. Aliás, são orientações que estão no manual “30 frases de atendimento para encantar o cliente”.
Nele, você vai poder encontrar e adaptar dicas de como o atendente deve fazer o primeiro contato, pedir mais informações sobre as dúvidas, reconhecer um problema e tranquilizar o cliente, dar instruções, entre tantas outras.
E lembre-se: a liderança tem um papel fundamental nessa história. Conforme destaca Richard Branson, fundador da gravadora Virgin Records: “Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão de seus clientes”.
Colaboradores bem treinados, bom atendimento e satisfação do cliente andam sempre de mãos dadas. Isso vale para qualquer negócio. E você? Concorda?