A busca pela satisfação materialista e seus efeitos nocivos na sustentabilidade. A relação da sociedade com o descarte de lixo. Como o consumo excessivo de carne alimenta um setor que agride cada vez mais os ecossistemas. A água virando o grande epicentro do conflito mundial neste século.
Esses são só alguns dos assuntos abordados nos documentários que o blog separou para você assistir em homenagem à Semana do Meio Ambiente. Vamos lá?
Minimalism – direção: Matt D’Avella (2016)
Qual a nossa relação com as coisas ao redor? Precisamos realmente consumir tudo o que nos é oferecido? Até que ponto preenchemos o vazio existencial comprando produtos? Essas são algumas das reflexões do longa-metragem Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes, que retrata a vida de pessoas que aprenderam a não atrelar felicidade à aquisição de bens materiais. Disponível: Netflix.
Seremos História? – direção: Fisher Stevens (2016)
Este documentário é produzido pela National Geographic e narrado pelo ator Leonardo DiCaprio, que, em 2014, se tornou representante para alterações climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele conduz uma série de entrevistas sobre questões ambientais com personalidades como Papa Francisco, Elon Musk, Barack Obama, entre outros. Disponível: YouTube.
Oceano de Plástico – direção Craig Leeson (2016)
Qual o nosso papel no despejo de plástico nos oceanos? Esse é um dos questionamentos por trás do documentário Oceano de Plástico. A mergulhadora e jornalista Tanya Streeter percorre diversos lugares afetados por esse tipo de poluição e entrevista cientistas e pesquisadores que abordam o impacto para o ecossistema. Disponível: Netflix.
Crise Global da Água – direção: Jessica Yu (2011)
O mundo já enfrenta uma crise de água. Será que ainda dá tempo para reverter um cenário que caminha para se tornar um dos maiores problemas da humanidade neste século? O documentário Crise Global da Água tenta encontrar respostas ao mostrar as falhas dos sistemas de distribuição de água e o papel de ativistas nessa luta. Uma delas é Erin Brockovich. Sua história virou filme, que deu o Oscar a Julia Roberts no papel principal. Disponível: YouTube.
Lixo Extraordinário – direção: Lucy Walker (2011)
A história entre o artista plástico brasileiro Vik Muniz e os catadores de material reciclável em um dos maiores aterros sanitários do mundo. Esse é o tema do documentário indicado ao Oscar Lixo Extraordinário, que faz uma viagem pelo espaço localizado em Jardim Gramacho, bairro da região periférica de Duque de Caxias. Disponível: YouTube e Telecine Play.
Ilha das Flores – direção: Jorge Furtado (1989)
Ilha das Flores é um lugar destinado ao depósito de lixo, na cidade de Porto Alegre, que virou tema de um curta-metragem, de 15 minutos. É um clássico reproduzido, tradicionalmente, nas salas de aulas. E não é à toa que ele ainda continua atual. Com roteiro do cineasta Jorge Furtado e da escritora Cecília Meirelles, o curta apresenta a trajetória do consumo e descarte do tomate no lixão, que acaba sendo consumido por famílias e crianças que vivem no local. Disponível: YouTube.
Cowspiracy – o segredo da sustentabilidade – direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn (2014)
Qual o peso do setor agropecuário na busca de um meio ambiente sustentável? As respostas estão nesse documentário, que conta com a produção executiva de Leonardo DiCaprio (olha ele aqui outra vez). Os resultados não são nada admiráveis. O filme mostra como é a relação entre o consumo de carne, a indústria alimentícia e os efeitos climáticos.
E você? Tem mais algum documentário, filme ou animação que queira indicar? Deixe aqui nos comentários.