No período de isolamento, devido à pandemia do novo coronavírus, pode vir à tona aquela vontade danada de abraçar o sedentarismo. Isso não é nada legal…
Imagine se essa vontade vem acompanhada da ansiedade, preocupação e compulsão por comida? Pode apostar: é uma bomba de dinamite que vai causar estrago lá na frente.
Para lidar com a situação, sugerimos um trio parada dura: meditação, alimentação saudável e atividade física.
É uma trinca poderosa. Duvida? Veja só.
Autocontrole com a mente
A meditação não tem nada a ver com o ato de parar de pensar, como muitos pensam. A ciência inclusive já comprovou seus benefícios: o tratamento do estresse e da insônia, a redução do risco de ataque cardíaco e um papel importante na luta contra o câncer.
Existem várias modalidades que trabalham mente e corpo, envolvendo técnicas focadas em respiração, concentração e postura.
Para o dono do aplicativo de meditação Headspace, Andy Puddicombe, bastam 10 minutos diários para que a meditação revigore a mente. Segundo ele, o caminho é simples: estar consciente e experienciando o presente. Ele fala mais sobre o tema nesta palestra do TED:
Comer para não engordar
É uma missão difícil, não é mesmo? Que dirá para quem está isolado em casa. Como diz a nutricionista Tatiana Zanim, é tentadora a prateleira, lotada de comida, muito mais perto da gente, neste momento delicado. Por isso é necessário refletir sobre as nossas escolhas saudáveis. Veja as dicas da especialista:
Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa
O bordão acima, dito pelo personagem “Paulo Cintura”, instrutor marombado do programa de TV “Escolinha do Professor Raimundo”, na década de 1990, cabe como uma luva quando o assunto é atividade física.
E no período de isolamento, não tem desculpa mesmo. No vídeo da nutricionista Tatiana Zanim, você viu que ela indicou também o uso de aplicativos para a prática de exercícios em casa. BTFIT, Desafio 30 Dias Fitness, Nike Training Club e 7 Minutes Workout são alguns deles.
Mas você pode apostar em vídeos também. Siga a série de exercícios neste link. Ah, não se esqueça do alongamento!
Bom treino pra você e sua família!