O GIF acima representa um episódio que virou meme e foi bastante comentado nas redes sociais há alguns anos. A situação, apesar de engraçada, pode indicar uma visão deturpada sobre “novatos e novatas” no mercado de trabalho.
Mas, boa parte das empresas, hoje, sabe da importância do programa de estágio. Não é à toa que muitas delas mantêm esse tipo de iniciativa.
Nunca pare de aprender, pois a vida nunca para de ensinar
Será que Steven Spielberg, Tom Hanks, Spike Lee, Oprah Winfrey e Steve Jobs teriam a mesma trajetória se não tivessem cursado um estágio e contado com apoio dos seus mentores ao longo da carreira?
E já que foi citada gente da área do cinema, nada melhor que aproveitar algumas produções da sétima arte para refletir sobre a importância do aprendizado na vida profissional:
– quais tipos de desafios enfrentei quando comecei a trabalhar?
– tive apoio da minha liderança na época?
– ajudo a traçar um caminho de desenvolvimento para quem está começando?
Vale destacar que as dicas de filmes também podem ajudar quem participa do programa de estágio. Vamos lá?
O Diabo Veste Prada – David Frankel, 2006
Andy (Anne Hathaway) é uma jornalista recém-formada que consegue ser aceita para trabalhar na revista mais famosa do mundo da moda. Ela vira assistente pessoal da editora-chefe, Miranda (Meryl Streep). O trabalho traz status, porém a jovem enfrentará inúmeros dilemas e tensões que o cargo exige. Preste atenção: os questionamentos sobre o que é ter sucesso na carreira, os sacrifícios necessários para alcançar objetivos e as limitações e a perseverança de quem acaba de entrar para o mercado de trabalho.
Whiplash – Em busca da perfeição – Damien Chazelle, 2014
A conturbada história de um baterista brilhante e seu mentor dá pano pra manga sobre o tema. O jovem Andrew (Miles Teller) é exposto a um treinamento exaustivo e nada saudável para levá-lo ao nível máximo de superação. O filme coloca em xeque inúmeros dilemas para aprendizes, estagiários e líderes. Preste atenção: nos conceitos sobre sacrifício e resiliência para atingir o sucesso profissional.
Sociedade dos Poetas Mortos – Peter Weir, 1989
Como ensinar o pensamento crítico para o estagiário ou estagiária numa cultura organizacional mais tradicional? Para tentar chegar a um resposta, você precisa acompanhar a saga do professor John (Robin Williams) na missão de ensinar jovens alunos numa escola conservadora e extremamente rígida.