A maior festa do cinema chega a sua 91ª cerimônia no dia 24/02. Neste ano, o Oscar não terá um mestre de cerimônias pela primeira vez na história, mas as produções que concorrem em diversas categorias não deixam a desejar quando o assunto é o papel da liderança.
Alguns filmes estão disponíveis em canais de streaming e nos cinemas. Aproveite para entrar no clima e tirar boas lições que estão por trás de cada trama.
Bohemian Rhapsody
A cinebiografia da banda inglesa Queen já é sucesso mundial de público nos cinemas (ultrapassou a marca dos 750 milhões de dólares). A história foca, principalmente, na ascensão do vocalista e líder do grupo Freddie Mercury. O personagem é um exemplo de resiliência e liderança nata. Freddie reúne muitas qualidades de um grande líder: persistência, criatividade e inovação. E, também, alguns defeitos como a arrogância. Inclusive preste atenção na maneira como os integrantes da banda lidam com conflitos de ideias entre eles. O longa-metragem concorre a cinco estatuetas, incluindo melhor filme e melhor ator (Rami Malek, no papel principal).
Nasce uma Estrela
Lady Gaga vive uma aspirante a cantora que encontra ajuda de um popstar afetado pelo alcoolismo. Ambos se apaixonam, mas, enquanto ela viverá dias de glória, ele terá que conviver com o declínio da carreira. O terceiro remake do filme homônimo de 1954, com Judy Garland no papel, rende uma reflexão sobre como uma mulher pode exercer sua liderança em um ambiente onde os homens ditam as regras. “Nasce uma Estrela” concorre a oito estatuetas, inclusive melhor canção original.
Infiltrados na Klan
O novo filme de Spike Lee é um retrato fiel do racismo nos EUA na década de 1970 (e muito atual, por sinal). Mas é, também, um exemplo de como um líder se transforma dentro do seu ambiente de trabalho. Repare na evolução do personagem Ron Stallworth, interpretado por John David Washington (filho do ator Denzel Washington). Stallworth foi o primeiro policial negro a trabalhar na polícia de Colorado Springs, onde se passa boa parte da história. “Infiltrados na Klan” concorre em seis categorias, incluindo melhor filme e melhor direção.
Pantera Negra
É o primeiro filme de super-herói a ser indicado ao Oscar como melhor filme. E são seis as categorias em que “Pantera Negra” disputa a estatueta. A história do príncipe de uma dinastia africana resume bem como um líder deve lidar com a insegurança, quando assume o cargo mais importante e diversos novos desafios, inclusive ser exemplo para a sua equipe. Preste atenção, também, no papel das lideranças femininas na trama.
Vice
A história de Dick Chenney, vice-presidente dos EUA – na época em que George W. Bush chegou ao poder – dá dimensão exata de como um líder pode enfrentar novos desafios. Detalhe: a abordagem traz um outro ponto de vista, ao focar tipos de lideranças de duas figuras públicas destoantes entre si. “Vice” tem oito indicações, incluindo melhor filme, melhor ator (Christian Bale) e melhor atriz coadjuvante (Amy Adams).