Em 29 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Que tal aproveitar a data para atualizar os seus conhecimentos sobre LGBTfobia e transfobia?
De acordo com Manual de Comunicação LGBT, o termo fobia diz respeito “a um distúrbio psicológico, uma espécie particular de medo. A palavra vem do grego ‘phobia’ que significava ‘pânico, terror’.
A fobia apresenta as seguintes características: desproporção entre a emoção e a situação que a provoca; medo sem explicação razoável; ausência de controle voluntário; tendência a evitar situações que provocam essa reação”.
Para tentar reverter esse quadro, a informação e o conhecimento são primordiais para refletir sobre nossas ações no cotidiano, inclusive no ambiente profissional. Então, vamos ver se você está por dentro do assunto?
Acesse o quiz sobre homofobia
Acesse o quiz sobre transfobia
Realidade x acolhimento
Vale destacar que, diante desse cenário, a aversão à comunidade LGBT brasileira é traduzida em números preocupantes. O Brasil registrou 329 mortes de pessoas LGBT+ só em 2019, uma a cada 26 horas, segundo o relatório do Grupo Gay da Bahia. No mesmo ano, o Supremo Tribunal Federal equiparou a homofobia ao crime de racismo.
De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra), o país teve 175 assassinatos de pessoas transexuais em 2020, o que corresponde a uma morte a cada 2 dias.
Quer saber mais sobre o tema e ajudar a reverter um pouco esse cenário? Confira as dicas do infográfico abaixo.
Leia também:
Conheça o guia da inclusão de pessoas transgêneras e não binárias no trabalho
Entrevista com Bruna Benevides: um panorama sobre a população trans