Imagine que você queira participar de um campeonato de surf. Para ter um bom rendimento, você vai precisar aprender noções básicas do esporte, saber como escolher a prancha ideal e descobrir qual é a melhor praia para treino. Correto?
Viver (e sobreviver) no novo mundo digital também é assim, com uma grande diferença: às vezes, várias ondas passam pela gente, sem qualquer sinal de chegada e com uma tormenta de “caldos”!
Talvez a nossa sociedade nunca tenha se sentido tão mergulhada, de uma só vez, em tantas mudanças tecnológicas ao mesmo tempo.
Ciência de dados, robotização, automação, blockchain, startups, internet das coisas, inteligência artificial e user experience são só algumas palavras da rotina de vários profissionais. Elas fazem parte do pacote da transformação digital.
Mas o que é essa tal de transformação digital? É quando uma empresa começa a tomar as primeiras medidas para entrar no universo online. Retomando a nossa metáfora: são aqueles passos iniciais na aula de surf, a escolha da prancha certa e os conselhos e trocas de experiência com surfistas “feras” no assunto.
E há um outro estágio, só que mais avançado. É quando a empresa atinge a maturidade digital, ou seja, depois de muitos treinos e práticas em diversos campeonatos, o surfista encara todas as ondas com segurança, técnica e estratégia.
Qual é a diferença? Conforme estudo da Deloitte, essa fase da organização diz respeito a levar inovação para todos os níveis do negócio, e não somente a apresentar soluções ligadas à informática.
“…Ou seja, a cultura corporativa, a mão de obra, o planejamento estratégico, os vínculos com os consumidores e fornecedores, bem como todas as demais atividades de uma companhia passam a receber um tratamento digital.”
Impacta Digital
E quais os benefícios ao atingir a maturidade digital? Segundo o ebook da Impacta Digital:
- melhorias para o fluxo de trabalho;
- aperfeiçoamento contínuo da mão de obra;
- estímulo à inovação;
- superação da concorrência;
- mais agilidade e flexibilidade para se adaptar a novos contextos.
A Google tem um estudo sobre as várias fases da maturidade digital. Vale a pena mergulhar nesse assunto. Acesse: Empresas com maturidade digital lucram mais e gastam menos.
E você? O que faz como colaborador (a) para ajudar a sua empresa a avançar nos processos de transformação e maturidade digitais?