A igualdade entre homens e mulheres anda a passos de tartaruga. Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, as mulheres só vão ganhar o mesmo que os homens daqui a 202 anos. São mais de dois séculos!
Mas não é só o lado do bolso que importa. Apenas 34% dos gestores no mundo são mulheres, de acordo com o levantamento.
Houve pequenos avanços, claro. Mas essa distância ainda preocupa e merece reflexão dentro do ambiente de trabalho, pois é no dia a dia que temos a chance de mudar alguma coisa.
A indústria do cinema também reflete isso. Faça uma lista dos cinco filmes dirigidos por uma mulher que você assistiu ao longo da vida. Não vale olhar no Google, hein?
Para ajudar no seu Top 5, separamos a obra de uma diretora que se encaixa no tema deste artigo.
Anote esse nome: Penny Marshall, que faleceu no dia 18 de dezembro de 2018. Ela foi a primeira cineasta a ter um longa-metragem que ultrapassou a marca dos 100 milhões de dólares nos EUA.
Penny conseguiu esse feito duas vezes, com “Quero Ser Grande” (1988), aquele nostálgico filme da Sessão da Tarde, e “Uma Equipe Muito Especial” (1992).
E é sobre este último que pedimos sua atenção particular, porque ele narra a história, baseada em fatos verídicos, de um inédito time de beisebol feminino, criado na década de 1940.
Por que assistir
– Repare como o filme mostra a entrada das mulheres no mercado de trabalho, diante de uma sociedade que enfrentava os efeitos da Segunda Guerra Mundial.
– Preste atenção: enquanto a maioria dos homens norte-americanos estavam em combate, as mulheres começavam a ocupar os espaços profissionais, até então considerados masculinos.
– Perceba como as mulheres eram tratadas em campo, num dos esportes mais populares (e dominados pelos homens) nos EUA.
– Analise o conceito de sororidade (união entre as mulheres) nas cenas em que elas estão jogando contra o time rival e nos momentos de conflitos entre as próprias colegas de equipe.
– Observe a caracterização das principais personagens: a talentosa Dotti Hinson (Geena Davis), a tímida Doris Murphy (Rosie O’Donnell), a desbocada e liberal Mãe (Madonna) e Marla (Megan Cavanagh), que está fora dos padrões de beleza e passa a ser valorizada em campo.
– Compare o Jimmy Dugan, interpretado por Tom Hanks, que é ex-jogador de beisebol e vira técnico do time, com os demais personagens masculinos. Como será que os homens lidavam com o novo contexto?
Reflita: o ambiente na sua empresa tem mostrado avanços em relação à realidade retratada no filme?