“O animal satisfeito dorme, e a satisfação nos conduz a um estado perigoso de tranquilidade”, instiga o filósofo e doutor em Educação Mário Sergio Cortella.
Para Cortella, a insatisfação positiva é uma grande virtude que todo professor deve cultivar. Se trouxermos isso para dentro das organizações, veremos que não é tão diferente assim.
Em determinadas ocasiões, muitos gestores se veem na posição de educadores, pois são responsáveis pelo desenvolvimento dos colaboradores. Ensinam, instruem, estimulam ideias inovadoras e promovem motivação. Não é parecido com o papel dos docentes na sala de aula?
Para aproveitar a data do Dia do Professor (15/10), publico a matéria que escrevi para o portal de autodesenvolvimento Eu Estudo. São indicações de filmes que abordam a arte de ensinar e que servem de reflexão sobre a ética profissional, a importância de cultivar sentimentos nas relações, o respeito à individualidade dos alunos (ou seja, sua equipe) e o papel da educação para transformar vidas.
Ao Mestre, com Carinho

Sidney Poitier é o primeiro negro a ganhar o Oscar como ator principal pela atuação em “Uma Voz nas Sombras”, em 1963. Anos depois, ele interpretou o clássico personagem Mark Thackeray em “Ao Mestre, com Carinho”. O filme traz a história de um engenheiro desempregado que aceita dar aulas em uma escola problemática.
Os pontos de atenção na trama: como o professor lida com a indisciplina e os conflitos dos alunos, e a educação como fator para mudança na sociedade. Lições para liderança: como engajar a equipe em situações adversas!
Sociedade dos Poetas Mortos

“Sociedade dos Poetas Mortos” conta a história de um ex-aluno que vira professor de literatura em uma escola antiga e tradicional. Mas o método de ensino nada convencional de John Keating, interpretado por Robin Williams, começa a causar rebuliço na direção do colégio.
“Em 1989, Sociedade dos Poetas Mortos ganhou o Oscar na categoria melhor roteiro (Tom Shulman) e é um dos filmes mais famosos do saudoso ator Robin Williams (1951-2014)”.
Os pontos de atenção na trama: o relacionamento entre os alunos e o crescente respeito deles pelo professor John Keating; o significado da expressão “Carpe Diem” sempre dita pelo protagonista e os métodos do professor ao incentivar os alunos a pensarem por conta própria. Lições para liderança: como ser influente e exemplo para equipe!
Mentes Perigosas

A atriz Michelle Pfeiffer vive uma ex-oficial da marinha que abandona a carreira militar e se torna professora de inglês numa escola com vários alunos indisciplinados, de origem pobre e que fazem parte da comunidade latina e negra dos EUA.
Só que, ao invés de adotar os métodos do regime militar para lidar com a rebeldia dos jovens, Louanne Johnson aposta em estratégias nada convencionais, por exemplo, dando aulas de karatê e a exibição de músicas de Bob Dylan em sala de aula.
Pontos de atenção na trama: a forma como a protagonista lida com a direção ortodoxa do local e os momentos em que a professora tem que questionar a prática educacional vigente. Lições para liderança: inovar é preciso!
Pro Dia Nascer Feliz

O documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, de João Jardim, retrata as diversas situações de adolescentes brasileiros nas escolas públicas sob o ponto de vista dos alunos, dos professores, da família e das instituições educacionais.
Os pontos de atenção na trama: a dificuldade enfrentada pelos educadores ao incentivar os alunos a não desistirem da escola e os relatos impactantes de alunos que vivem em ambientes hostis. Lições para liderança: a importância de compreender o cenário onde você trabalha!
Entre os Muros da Escola

“Entre os Muros da Escola” mostra as dificuldades de um professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, na periferia de Paris. François Marin tem a difícil missão de entrar no mundo dos alunos, que é regido pelo descaso, pela falta de educação e pelo desinteresse.
Os pontos de atenção na trama: como os professores veteranos e a direção do colégio rotulam os alunos para os professores que acabam de chegar; os espaços de ensino/aprendizagem vão muito além da sala de aula e os impactos das hostilidades entre professor e aluno. Lições para liderança: como gerenciar conflitos dentro da organização!
E você? Lembra de mais algum filme que retrata o professor ou a professora como fonte de inspiração para a carreira profissional?