“Cada vez que consigo alcançar um novo pico, eu vejo outro que gostaria de escalar. É alguma coisa do tipo ‘não consigo parar’. Acho que deveria descansar e admirar a paisagem, mas não posso…”, Madonna.
O encerramento da Celebration Tour, da cantora Madonna, que aconteceu no dia 4 de maio (sábado), atraiu 1,6 milhão de pessoas na Praia de Copacabana.
O show da rainha do pop pode gerar uma injeção de R$ 293,4 milhões na economia carioca. Essa é a projeção da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Madonna no Rio – 2024“.
Em quatro décadas de trajetória, o nome Madonna tornou-se uma marca e um movimento dentro da indústria da música. Os números não mentem: o livro dos recordes aponta que ela é a mais bem-sucedida artista feminina de todos os tempos.
Marketing e inovação
Recentemente, Madonna conquistou mais um recorde: é a primeira artista feminina a ter quatro clipes no YouTube, de décadas diferentes, que ultrapassam os 100 milhões de visualizações.
Durante décadas, ela construiu e expôs clipes, músicas, filmes e documentários em vários formatos de mídias, característicos de uma geração específica, como LP, VHS, fita cassete (anos 80); CD e DVD (anos 90), Blu-Ray, internet e redes sociais (anos 2000/2010). Reinventou inclusive a forma de fazer shows e turnês. Uma das suas últimas apresentações incluiu a Realidade Aumentada.
É conhecida também por trazer para perto de si seus concorrentes. Investiu em parcerias com artistas que estavam sempre surfando na crista da onda. São exemplos: Prince, Bjork, Britney Spears, Justin Timberlake, Nicki Minaj, e, mais recentemente, Maluma e Anitta.
Muitos críticos dizem que Madonna é uma variação sobre si mesma. No entanto, para a especialista em marketing Ariane Feijó, o legado da cantora/dançarina/compositora/empresária/produtora merece um olhar mais apurado:
“Inovar não é começar do zero, é saber tão bem o que já se fez (passado), onde se quer chegar (futuro) e ter tanto controle sobre sua técnica, produto e serviço (presente) que cada novo passo mostra consistência e relevância de forma diferente. Da Vinci, Anita Malfatti, Louise Bourgeois, Matisse – os grandes mestres e mestras – fizeram isso. Se eles copiaram alguém, copiaram eles próprios. Mas, nunca, no mesmo nível da criação anterior. E assumiram as suas referências.”
Responsabilidade Social e Inclusão
Em 2019, Madonna tornou-se embaixadora do Stonewall, bar/fundação que deu origem às paradas LGBTs pelo mundo. Naquele ano, foram comemorados 50 anos da entidade.
Em 2016, ela recebeu o prêmio de “Mulher do Ano”, pela revista Billboard. No evento, Madonna relembrou não só sua trajetória, reconhecida por suas inúmeras reinvenções, mas, também, assuntos delicados vivenciados por ela, que acometem muitas mulheres: abuso sexual e estupro.
Outro ponto chave desse discurso é quando a Rainha do Pop faz uma reflexão sobre o que é envelhecer hoje. Conforme a análise da jornalista Sandra Boccia, a artista lembra que o mundo do entretenimento não é tão diferente do ambiente de uma empresa. As pessoas não estão acostumadas a ver senhoras com mais de 50 anos circulando por esses lugares.
Se não está nada fácil, nem mesmo para mulheres consideradas poderosas do show business, é sinal que ainda temos muito que avançar, não é mesmo? Mas o mundo vem mudando.
E mudar requer repensar valores, missões e comportamentos para resistir à passagem do tempo de um mundo hoje tão disruptivo. Que tal, então, refletir sobre cinco lições – para o mundo do trabalho e para a vida – com a trajetória da Rainha do Pop? As dicas fazem parte desta matéria da Forbes:
- Reinvente e gerencie sua marca pessoal: Madonna é conhecida por sua capacidade de se adaptar e prever tendências. Sua marca é a liberdade de expressão por meio da dança, estilo e moda.
- Mantenha-se fiel aos seus valores fundamentais: Madonna sempre foi uma defensora dos direitos LGBTQIAP+ e nunca abandonou seus valores, ganhando reconhecimento por sua autenticidade.
- Conheça o seu valor: Madonna não cedeu o controle de sua carreira a investidores poderosos e sempre negociou com base em seu valor, quebrando recordes e fundando sua própria produtora.
- Colabore e impulsione seus colegas: ao invés de competir, Madonna apoia e colabora com outros artistas, solidificando seu status, sem diminuir a contribuição deles nas suas parcerias musicais e cinematográficas.
- Ambição não é um palavrão: Madonna sempre demonstrou uma atitude positiva em relação à ambição, inspirando uma geração de mulheres a buscar o seu potencial máximo.
E você? Tem algum aprendizado para compartilhar no que diz respeito à Rainha do Pop? Deixe nos comentários.