“A saída da caixa de entrada é um caminho sem volta.” David Allen
Responda rapidamente. Para você, gestor ou gestora, o que é produtividade? Produtividade é realizar várias tarefas ao mesmo tempo? Ou é ter mais tempo para realizar as suas tarefas?
Na verdade, o conceito de produtividade vai muito mais além. Produtividade diz respeito a uma habilidade de quem faz mais com menos, planeja-se bem e executa as suas tarefas dentro do tempo estipulado, de modo a trazer resultados positivos.
Não é à toa que líderes e equipes produtivas refletem um ao outro e a própria organização. E entre as lideranças, a produtividade, quando bem compreendida e aplicada, condiciona inúmeras competências de gestão como:
- compromisso com a excelência
- entrega através dos outros
- visão estratégica
- desenvolvimento de equipes
- responsabilidade e confiança
- tomada de decisão
- gerenciamento de equipe
- motivação de equipe
- comunicação empática
Produtividade rende na medida certa
Para uma árvore crescer e render frutos, ela precisa passar por um cultivo, inclusive ser regada com água, quando necessário. No mundo corporativo, a produtividade traz a mesma perspectiva.
E, diante disso, às vezes, é comum ouvir de um colaborador ou de uma equipe que a rotina está atolada em trabalhos, sobrecarregando tudo e todos.
No entanto, cabe ao gestor ou gestora ter um olhar atento se essa questão está ligada à organização do tempo e definição ou redefinição dos prazos das atividades. Esses são dois fatores primordiais para tornar o cotidiano profissional mais saudável.
Delegar não é só mandar
Delegar é importante. Mas delegar não é só distribuir tarefas, e, sim, compreender o cenário em que sua equipe está inserida, se os prazos estão de acordo com as reais necessidades, diferenciando o que é urgente e importante.
Ter esse cuidado é tão primoroso, que, segundo o especialista em gestão do tempo Christian Barbosa, 77% das urgências poderiam ser evitadas. Quer dar um fim no seu tempo perdido, assista ao vídeo dele sobre o tema.
Líder faz acontecer
No livro “A arte de fazer acontecer”, David Allen apresenta um passo a passo de como unir produtividade e eficiência, sem afogar a sua equipe em uma rotina de estresse demasiado, usando a metodologia GTD (Getting Things Done).
- Coletar: coloque num papel ou aplicativo, tudo que ronda a sua cabeça em relação às tarefas.
- Processar: analise as anotações para decidir o que fazer com elas, separando os itens que demandam ação imediatamente, inclusive o que poderá ser delegado a outra pessoa.
- Organizar: divida a lista em categorias como Trabalho e Pessoal.
- Revisar: sempre faça uma revisão dos itens. Até porque os prazos mudam e imprevistos acontecem.
- Fazer: hora de colocar a mão na massa! Execute as tarefas e acompanhe aquilo que está com prazo marcado.
Atenção, gestor e gestora: não faltam métodos sobre gestão do tempo, viu. Escolha aquele que mais se adeque ao seu estilo e cenário. Por isso, deixamos um vídeo abaixo sobre a Matriz de Eisenhower, que pode ser uma mão na roda!
Para refletir e ouvir
Tempo perdido – Canção de Legião Urbana
Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo
Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder
Para você, como o trecho da canção acima pode se aplicar a sua rotina profissional? Um gestor ou gestora deve ser sensível ao tempo pessoal da sua equipe? Ou se ater apenas aos prazos estabelecidos? Como usar o tempo a seu favor, focando num dia a dia profissional mais saudável?