Você sabia que o mês de junho é marcado por ações relacionadas ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28/06?
E nada melhor, como homenagem, do que viajar pelas páginas dos livros, não é mesmo? Então, que tal aproveitar a programação on-line e gratuita da segunda edição do FliCadê, festival de Literatura LGBTQIA+?
Segundo a organização do evento, que vai até o dia 12, o tema deste ano é “O livro da minha vida”, que tem como objetivo “celebrar a força de uma literatura diversa e representativa na vida de pessoas LGBTQIAP+. Afinal, todo mundo tem um livro que marcou a vida, que fez chorar, rir e trouxe identificação. Livros emocionam, ensinam e nos fazem escapar um pouco desses tempos tão complicados”.
Autores como Deko Lipe, Pedro Rhuas, Nick Nagari, Cristina Judar, Stênio Gardel, Kaya Adu, Babi Dewet e Camila Marciano são presenças confirmadas. Confira a programação completa em Flicadê:
07 de junho – 20h
Mesa de abertura: O livro da minha vida
08 de junho
11h – O lugar de onde eu vim: histórias com cheiro e sotaque de casa
20h – Para além dos livros: representatividade LGBTQIAP+ no audiovisual
09 de junho
20h – Meu corpo merece amor: personagens LGBTQIAP+ na Literatura erótica
10 de junho
11h – O início da carreira: a fanfic da minha vida
11 de junho
17h – Assexuais para a dominação mundial: esse espaço também nos pertence
12 de junho
11h – A vida depois dos 20: histórias LGBTQIAP+ para além da adolescência
17h – Os versos da minha vida: a força da poesia LGBTQIAP+
20h -O romance da minha vida: amor entre mulheres
Para fazer a sua inscrição, clique aqui.
Diversidade de temas e autores
A editora Record também está com uma programação especial no mês do orgulho LGBTQIA+, reunindo autores nacionais e estrangeiros, para informar os próximos lançamentos com essa temática.
Outros nomes estão confirmados como Aiden Thomas, primeira pessoa trans a ocupar a lista de mais vendidos do New York Times; Kalynn Bayron, autora de “Cinderela está morta”; Richarlls Martins e Débora Thomé, ambos autores de “50 LGBTQ+ incríveis”.
Confira aqui a programação:
09/06 às 19h: POCHETINHA DA RECORD
Um mini-mochilão com autores nacionais para descobrir os próximos lançamentos com protagonistas LGBTs, sorteio de kits exclusivos e abertura da pré-venda de “Maldito Ex”, do Juan Jullian.
Convidados: Ana Beatriz Brandão, Felipe Cabral, Juan Jullian, Lucas Rocha e Ray Tavares.
18/06 às 18h30: REPRESENTATIVIDADE TRANS NA LITERATURA
Bate-papo com Aiden Thomas, de Os Garotos do Cemitério, e o tradutor da obra, Arthur Ramos.
23/06: LITERATURA LGBT: UM RECORTE DE RAÇA
Bate-papo com a autora Kalynn Bayron sobre o recorte de raça na temática LGBT e a importância de protagonistas negros na literatura, além da revelação e sorteio de brindes e início da pré-venda de “Cinderela está morta”.
30/06 às 19h: LGBTs INCRÍVEIS
Bate-papo sobre personalidades LGBTs brasileiras e a importância de se ver representado com a autora Débora Thomé, o organizador Richarlls e a ilustradora IlustraLu. A mediação fica a cargo de Vinícius Grossos.
Fique de olho no restante da programação por meio do canal da Record no YouTube. Segundo a editora, 5% do faturamento de todas as vendas dos livros com personagens LGBTQIA+ serão revertidos em doações para ONGs e instituições de acolhimento a pessoas dessa comunidade.
*Com informações do portal PublishNews.
Veja também:
Mulheres na literatura: conheça as escritoras em prol da diversidade
Mulheres na literatura: conheça as escritoras de ficção científica
Você conhece as ações contra a LGBTfobia no Brasil e no mundo?
Por que abraçar a leitura é o melhor negócio para carreira profissional