Já pensou em usar o tempo livre no isolamento social, durante a pandemia da Covid-19, para levar as crianças até a cozinha e ensiná-las os segredos da culinária? E que tal, junto disso, não só montar pratos saborosos, mas, também, trazer informações sobre os alimentos e suas origens?
Para estimular essa tarefa em casa, o blog do Uno traz a dica de um programa televisivo com a receita certa. É a série “Waffles + Mochi”, da Netflix. A trama acompanha a saga de uma dupla de fantoches que viaja pelo mundo, para descobrir como usar ingredientes saudáveis. No entanto, eles não estão sozinhos nessa jornada.
Ao longo da história, os dois amigos contam com a tutoria de Michelle Obama, apresentadora do seriado e produtora da Higher Ground Productions, responsável pelo programa, em parceria com seu marido, o ex-presidente Barack Obama.
Criada por Erika Thormahlen e Jeremy Konner, a série conta com a participação de chefs de cozinha e outros especialistas. Com uma linguagem lúdica e didática, “Waffles + Mochi” mostra a importância da culinária regional, apimentando o conteúdo com abordagens científica e histórica sobre ingredientes como: tomate, sal, batata, picles, arroz, ovo, ervas e especiarias, milho, cogumelo e água.
Os dez episódios são lições inspiradoras para mães e pais praticarem em casa. Saiba como:
- chamem a meninada e façam juntos as receitas apresentadas no programa;
- façam perguntas sobre as origens dos alimentos para reforçar o conteúdo;
- lembrem-se de equilibrar a prática com momentos de descontração, para transformar a cozinha em um lugar divertido.
Além de ser uma alternativa para manter as crianças entretidas, é uma forma de aproximar e promover a integração na família.
Protagonismo infantil
As vantagens não acabam por aqui. Ensinar culinária para as crianças traz inúmeros benefícios para o aprendizado. Um deles é o estímulo ao protagonismo infantil. Para se ter ideia, o conceito faz parte há décadas do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Marco Legal da Primeira Infância.
Protagonismo infantil nada mais é que incluir as crianças nas ações e decisões. É transformá-las em agentes do seu próprio desenvolvimento, com a orientação de mães e pais, mas sem apresentar fórmulas prontas.
Isso permite que, no futuro, elas se tornem adultos mais autônomos, inclusive no ambiente de trabalho. O site Dentro da História lista alguns benefícios do protagonismo infantil:
- Desenvolvimento do autoconhecimento e da autoestima.
- Estímulo da empatia e do respeito às diferenças.
- Maior senso de cidadania e pertencimento à sociedade.
- Desenvolvimento da proatividade e habilidades sociais.
- Incentivo à proatividade e habilidades interpessoais.
- Melhores competências socioemocionais e de resolução de problemas.
A culinária também traz ganhos para as habilidades dos pequenos, pois instiga a curiosidade, a criatividade, a memória, a concentração, a paciência e o desenvolvimento da coordenação motora, entre tantas outras.
A simples arte de cozinhar, inclusive, possibilita reforçar conteúdos de várias disciplinas da sala de aula, desde a leitura de instruções e rótulos, aprendendo novas palavras, até o raciocínio matemático (soma de ingredientes, informação sobre as medidas e etc).
Então, que tal colocar a mão na massa e, ao mesmo tempo, cuidar da alimentação saudável da meninada? Assista ao trailer da série “Waffles + Mochi”: