A criatividade será uma das 10 habilidades mais requisitadas no universo do trabalho. É o que diz o relatório The Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial.
Mas você sabe o que é criatividade? Todo profissional tem o potencial para ser criativo?
Para início de conversa, todo mundo é criativo de alguma forma, e as habilidades criativas podem ser aprendidas e aprimoradas. Essas afirmações são a base do Creative Education Foundation (Fundação da Educação Criativa).
O presidente da organização, Sidney Parnes, e Alex Osborn, cofundador da agência de publicidade Batten, Barton, Durstine e Osborn (BBDO), elaboram um método de como a criatividade pode ser estimulada e colocada em prática.
É a Solução Criativa de Problemas (SCP), que consiste nas seguintes etapas do processo criativo: definição do objetivo, coleta de dados, definição do problema, geração de ideias, seleção e criação de um plano de ação. Resumidamente, essas fases orientam para:
- identificar metas, desejos e desafios;
- descrever e gerar dados para compreensão do problema;
- elaborar perguntas desafiadoras que levem às soluções;
- gerar ideias que correspondam às perguntas dos desafios;
- avaliar, fortalecer e escolher as soluções para o melhor “ajuste”;
- identificar os recursos e ações que darão suporte à implementação das soluções selecionadas.
Não é à toa que a criatividade permeia por diversas áreas. Com ela, é possível desenvolver novos produtos e tecnologias; aperfeiçoar formatos e processos de trabalho e encontrar soluções para os desafios.
Criatividade e inovação
Criatividade também consiste na capacidade de criar conexões incomuns. Geralmente, ela e a inovação andam de mãos dadas.
O especialista nos dois temas Tadeu Brettas destaca que transformar as ideias criativas em negócios ou em resultados é ser inovador. Para ele, inovação são ideias novas em ação, e uma empresa só inova se as pessoas têm a liberdade de expor suas ideias.
E como a criatividade é um campo tão amplo, é possível exercitá-la brincando, inclusive como passatempo no período de isolamento social. Confira algumas dicas do Tadeu:
- livro Exercícios de criatividade: 50 desafios para a mente sair do lugar comum, de Paulo Tadeu;
- livro 1 página de cada vez, de Adam J. Kurtz;
- jogo Story Cubs (formato físico e aplicativo).
E você? Tem alguma sugestão para exercitar a sua criatividade, tanto no trabalho quanto nas horas vagas?
Foto: Startup Stock Photos