No mês em que se comemora o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, vou divulgar uma série de matérias com objetivo de resgatar a trajetória de negros e negras que tiveram papel de destaque no cenário brasileiro.
A data foi instituída pela Lei Federal nº 12.519/2011 para homenagear Zumbi dos Palmares (1655-1695), com objetivo de estimular a reflexão sobre o preconceito e a discriminação racial.
No dia 20 de novembro, Zumbi foi morto ao sofrer ataque da tropa do bandeirante Domingos Jorge Velho. Sua cabeça chegou a ser pendurada em praça pública, servindo de lição para os demais escravos e para desmentir a lenda de que o guerreiro era imortal.
“No dialeto da tribo imbagala, de Angola, Zumbi quer dizer ‘aquele que estava morto e reviveu’.”
Pesquisadores reconhecem que Zumbi foi um líder nato, símbolo da resistência contra escravidão do Brasil Colonial, junto de sua companheira, Dandara, no Quilombo dos Palmares. A região, hoje conhecida como União dos Palmares, no estado do Alagoas, foi por muito tempo o lar de negros fugitivos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas.
Criança que nasceu livre, Zumbi chegou a ser capturado e, ao ter contato com um padre, aprendeu língua portuguesa, latim, álgebra e a religião católica.
Rebelou-se contra seu próprio tio, Ganga Zumba, que ofertou submissão à coroa Portuguesa. Zumbi teria negado esse acordo porque não aceitava os negros ainda serem escravizados nas fazendas.
Passaram-se três séculos depois da morte de Zumbi dos Palmares, até que a nossa sociedade pudesse reconhecer a importância do seu legado.
Dicas de leitura:
1 – Zumbi, o último Herói dos Palmares
Carla Caruso – Editora Callis
2 – De olho em Zumbi dos Palmares – Histórias, símbolos e memória social
Flávio dos Santos Gomes – Editora Companhia das Letras
3 – Zumbi dos Palmares: A história que não foi contada
Eduardo Fonseca Júnior – Editora: Yorubana do Brasil Sociedade Editora Didática Cultural, 2000
4 – Zumbi dos Palmares
Autor: Renato Lima – Editora: Paulus
5- Zumbi dos Palmares – Herói Negro da Nova Consciência Nacional
Autor: Eduardo Fonseca Jr. – Editora: Atheneu