Game of Thrones (GOT) começa a exibir sua última temporada no próximo domingo, dia 14/04. Mesmo que você não seja espectador assíduo da série, com certeza, já ouviu comentários sobre os episódios entre os colegas do trabalho.
Quanto o assunto é audiência, os números não deixam mentir. Em 2018, sem apresentar novos capítulos, o seriado ainda estava entre as três séries mais assistidas.
Só nos EUA, com o desfecho da sétima temporada, que foi ar em 2017, a HBO registrou 16,5 milhões de espectadores, de acordo a consultoria Nielsen. Imagine como será o grand finale?
O seriado é baseado nos livros escritos por George R.R. Martin, intitulados Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo, em português). A trama gira em torno do conflito entre várias famílias pelo trono de ferro.
Da magia ao mundo corporativo
Por incrível que pareça, o roteiro – regado a guerras, traições, superações, dragões e conflitos – traz personagens que são notáveis pelo papel de liderança. Vamos elencar alguns protagonistas que podem ser decisivos na última temporada, e, claro, se continuarem vivos na história.
Tyrion Lannister
Rejeitado por sua condição física. Dos irmãos da família Lannister, é o mais inteligente.
Qualidades: estrategista, objetivo, influenciador inclusive em situações de crise e assume a responsabilidade pelos resultados, mesmo em cenários de incerteza. Compartilha conhecimento.
O que falta aprimorar: inteligência emocional.
Cersei Lannister
Jovem esposa do rei e matriarca que defende a família com ferro e fogo.
Qualidades: resiliência, determinação e comunicação eficiente.
Excessos: ambição, ganância e age de forma imediata sobre os fatos.
Jamie Lannister
Guerreiro hábil, a trajetória de Jamie é impactada por seus conflitos éticos quando exerce a liderança.
Qualidades: atinge os resultados estabelecidos pelo seu clã e supera barreiras para garantir os objetivos.
O que falta aprimorar: inteligência emocional, ética e pensamento crítico.
John Snow
Considerado bastardo na família Stark, é um herói que conquista, aos poucos, seu espaço e se desenvolve como líder.
Habilidades: motivador, influenciador, acompanha as mudanças ao seu redor e leva a sério sua reputação, mesmo diante de provações decisivas. Demonstra coerência entre discurso e prática.
Pontos a aprimorar: rapidez nas decisões e abrir mão das próprias certezas.
Arya Stark
É a mais rebelde da família Stark. Mesmo sendo uma criança, aprendeu a lutar e usar a espada em um ambiente onde o papel das mulheres é servir aos homens. Conduz o próprio caminho durante a trama.
Qualidades: determinação, resiliência e autoliderança.
Pontos a aprimorar: inteligência emocional.
Excessos: impulsividade.
Sansa Stark
Tem a personalidade oposta à da irmã Arya. No início da história, não rejeita seu papel de servidão delegado às mulheres. Por meio de vários obstáculos e tragédias, começa a desenvolver suas habilidades como líder.
Qualidades: inteligência emocional e estrategista.
Pontos a aprimorar: autoconhecimento.
Daenerys
Prestes a virar esposa e serva, é uma das grandes heroínas da história, que descobre, aos poucos, como assumir seu protagonismo para virar o jogo.
Qualidades: influenciadora, determinada, comunicação eficiente e se torna aberta a novas ideias. É justa em reconhecer esforços individuais e sabe analisar riscos e ganhos potenciais.
Pontos a aprimorar: aceitar feedbacks negativos.
Excessos: comportamento reativo.
Podemos perceber, brevemente, por meio das características dos personagens, que a liderança não nasce da noite pro dia. Isso vale também para o mundo corporativo. O desenvolvimento é contínuo, mutável e leva-se tempo para construí-lo de maneira sólida. Uma dica importante: o autoconhecimento é essencial para aperfeiçoar as nossas competências.
E aí? Você se reconhece nesses tipos de liderança que estão presentes em Game of Thrones? Se assumisse um cargo de liderança, qual personagem seria sua inspiração?