Quem esperava mais um disco de rock dançante tão barulhento quanto os anteriores vai encontrar uma vertente mais cosmopolita e menos revoltada.
A canção que abre o cd é Melody Emergency. O refrão é meloso, e ela constrói uma faixa psicodélica, obscura e misturada a um quase dubstep afrodisíaco.
Já Perfect World foi a escolha certa para primeiro single. Tem uma introdução forte e pegajosa. É a canção que mais bem explora a extensão vocal de Beth Ditto.
Get A Job revela uma fusão com um quase rap, quase drumbass. É o exemplo experimentação musical desde Pop Goes The World, do álbum Music For Men, canção que chegou a flertar com algo parecido ao nosso forró.
Não, nos primeiros minutos da próxima faixa, Move In The Right Direction, você não está ouvindo uma música da Kylie Minogue. Sim, é Beth Ditto dando seu ar de musa pop.
O motivo dessa incursão é que A Joyful Noise leva a produção da trupe Xenomania, que já trabalhou com o duo Pet Shop Boys, com as meninas do Girls Aloud e as irmãs Kylie Minogue e Dannii Minogue. A canção funciona bem, mas vai dividir opiniões entre os fãs mais xiitas.
Casuality of War já é um nome forte e não decepciona com sua sonoridade. Já Into the Wild é oposto, morna na composição, fraca na melodia e muito destoante da proposta do álbum.
Get Lost é deliciosa e será que traz uma homenagem a Relax, don´t do it?, da banda Frankie Goes To Hollywood?
Involved tem tudo para virar hit. Balada romântica sem parecer piegas. Gossip também faz uma viagem aos anos 70, trazendo uma áurea do filme Shaft na faixa Horns.
Nem pense que a sonoridade de A Joyful Noise se retém ao passado. Em I Won´t Play há uma interessante aposta contemporânea. A introdução remete um pouco as batidas do duo francês Air.
Love In Foreign Place é a volta para o clima mais oitocentista. A faixa traz um ritmo incessante, fresco e que faz lembrar um pouco os meninos do Dangerous Muse. Só que aqui há uma junção do uso dos sintetizadores com a bateria.
Portanto, a escorregada fatal foi deixar que a voz incrível de Beth Ditto não fosse tão bem explorada em algumas faixas, perdendo espaço para os efeitos sonoros e as batidas mais dançantes. Mesmo assim Gossip se salvou. É rock para as pistas de dança, sem ficar preso ao cheiro de naftalina.