No mês em que se comemora a consciência negra, o Podcast Cineclube, traz, nesta edição, um breve panorama sobre a representação dessa comunidade nos longas-metragens “Medida Provisória” e “A Mulher-Rei”.
A trama de “Medida Provisória”, do diretor e ator Lázaro Ramos, se passa num futuro distópico, em que o governo brasileiro decreta uma medida controversa. Ela obriga os cidadãos negros a voltarem à África, como forma de reparar os tempos de escravidão.
A partir desse conflito e da história de amor vivida por Capitu (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch), o longa-metragem estimula reflexões sobre questões sociais contemporâneas.
O roteiro é baseado no sucesso teatral brasileiro “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação – que também integra o elenco como ator. O texto foi escrito originalmente em 2011 e foi adaptado para o cinema em 2015. As filmagens ocorreram quatro anos depois, em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro.
Já o filme “A Mulher-Rei” se passa em 1800 e conta a história da general Nanisca, vivida por Viola Davis, que treina um grupo de mulheres guerreiras para proteger o reino africano de Dahomey contra um inimigo estrangeiro. A direção é de Gina Prince-Bythewood.
Os convidados do programa são: Edgar Bravo, cantor e músico; Joyce Nascimento, jornalista e assessora de imprensa, e Pollyanna Amaro, advogada e comunicóloga. Ouça o podcast:
A apresentação, a mediação e a edição do podcast são de autoria do jornalista Átila Moreno. O projeto faz parte das ações de Diversidade e Inclusão da empresa onde ele trabalha atualmente.
Esta edição exibe trechos dos filmes:
- “Medida Provisória”, disponível no Globoplay, YouTube, Google Play e Apple TV. Classificação indicativa: 14.
- “A Mulher-Rei”, disponível nos cinemas. Classificação indicativa: 16.