Com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas aproveitaram o período de isolamento para começar a ler um livro que ficou esquecido na estante, para se aventurar em novas histórias ou, até mesmo, retomar o hábito da leitura.
Diante disso, que tal conferir dicas de obras literárias que abordam temas como mudança, reinvenção, transformações e inovação? Em um ano marcado por esses assuntos, nada melhor que se preparar para o que está por vir, com uma bagagem profissional sempre atual, não é mesmo? Vamos lá?
Homo Deus: uma breve história do amanhã – Yuval Noah Harari
O autor, também responsável por outro best-seller, “Uma breve história da humanidade”, reúne, mais uma vez, ciência, filosofia e história, para refletir sobre os caminhos da nossa civilização. Diante de séculos marcados por conflitos, guerras, miséria e doenças, fica a pergunta: para onde caminha o destino da Terra?
Editora: Companhia das Letras.
Gestão do Amanhã – Sandro Magaldi e José Salibi Neto
Na esteira das mudanças provocadas pelas empresas Netflix, Airbnb e Uber, os autores analisam as diversas transformações que marcam a 4ª Revolução Industrial, em que emergem novas tecnologias, inovações e quebra de paradigmas. Eles questionam e contrapõem modelos tradicionais de gestão e de negócios e, principalmente, o que o futuro reserva para o presente.
Editora: Gente.
A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção – Erin Meyer e Reed Hastings
A obra mostra os bastidores da empresa que abriu portas para o ramo do streaming e que impactou a produção e a distribuição de filmes e séries. O presidente e CEO da Netflix, Reed Hasting, revela como dá as cartas, no livro escrito em co-autoria com Erin Meyer, especialista do mundo dos negócios.
Editora: Intrínseca.
Do design thinking ao design doing: como usar a empatia para criar produtos que as pessoas amam – Jon Kolko
O especialista em design de produto Jon Kolko mostra como as metodologias de design thinking e design doing ajudam as equipes a pensarem e construírem produtos de sucesso que se conectam com a emoção dos clientes. E porque a chave do segredo está na empatia.
Editora: M.Books.
Não me faça pensar – Steve Krugs
Consultor de usabilidade desde os tempos da conexão discada, Steve Krugs traz uma versão atualizada do livro que é referência até hoje no assunto. Para ele, se um usuário se sente perdido num site ou não consegue usar um aplicativo, o erro pode estar no desenvolvimento da ferramenta. Essas e outras reflexões na obra ajudam a questionar processos dentro do trabalho, independentemente do ramo.
Editora Alta Book.
Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas – David Epstein
A obra, recomendada por Bill Gates, explica porque profissionais generalistas são os mais valorizados e bem-sucedidos do mercado, diante de um universo de trabalhadores com formação especializada. O autor David Epstein também aborda porque os generalistas conseguem pensar fora da caixa e encontrar soluções, até então, inimagináveis, por meio da conexão entre diversas áreas.
Editora: Globo Livros.
Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes: lições poderosas para a transformação pessoal – Stephen R. Covey
Que tal juntar uma abordagem sistêmica para buscar a solução dos problemas pessoais e profissionais? É o que promete esse guia, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares e foi traduzido para 38 idiomas. Em versão atualizada, o manual traz reflexões que nunca saem de moda.
Editora: Best Seller.
A mágica da arrumação – Marie Kondo
Especialista quando assunto é o combate à bagunça, a japonesa Marie Kondo, que já foi tema deste blog, aborda, no livro “A mágica da arrumação”, dicas que prometem ser infalíveis na hora de organizar seu espaço pessoal e profissional. Para ela, a organização e a limpeza são uma das principais bases que nos ajudam a otimizar tempo, reduzir desperdícios e melhorar a produtividade. Editora: Sextante.
Literatura em mãos: um convite irresistível ao Clube da Leitura
Por que abraçar a leitura é o melhor negócio para carreira profissional