A data de 19 de outubro, que marca a comemoração do Dia Nacional da Inovação, chama atenção para inúmeras reflexões. Uma delas é se a inovação continuará como uma bússola para caminhar pelo presente, com um pé lá no futuro.
Este ano foi um exemplo para todos nós nesse quesito. Devido à pandemia do Covid-19 e às restrições impostas pelo confinamento, muitas empresas tiveram que acelerar tendências (algumas inovadoras) que já despontavam, mesmo que timidamente, no passado.
Aliás, alguns números ajudam a dimensionar as cenas dos próximo capítulos: estima-se que 48,9 bilhões de dispositivos estejam conectados em todo o mundo até 2023 e 88% dos executivos apostam no impacto da inovação digital. É o que destaca o e-book “Tendências para inovação e transformação ágil para 2021”.
De acordo com a publicação, as empresas devem ficar de antena ligada e sintonizar-se aos seguintes movimentos no mercado:
- Economia Low Touch: as vendas com pouco contato vieram para ficar, ainda mais depois do distanciamento social; o que oferece mais conforto, segurança e autonomia para consumidores. Nessa esteira, a telemetria (medição remota e comunicação sem fio) também ganha cada vez mais espaço.
- Cultura do Scoring (pontuação): já é notável que estamos sendo avaliados constantemente na web, nas redes sociais e no comércio eletrônico. Os dados gerados e os cliques permitem criar sistemas de recomendação em que, por exemplo, consumidores e empresas são avaliados por “pontos” ganhos.
- Customer Experience (CX) é empatia: criar uma jornada do cliente com sucesso vai exigir que se entenda o sentimento de quem está do outro lado, ou seja, o consumidor.
- IoT – A internet das coisas: óculos inteligentes, realidade aumentada e tantas outras interfaces vão ajudar a ampliar as habilidades sensoriais e oferecer uma experiência mais profunda para o usuário.
- Inteligência Artificial: essa tecnologia não se limita apenas ao chatbot. Ela também tem sido cada vez mais usada para identificar, interpretar e categorizar os desejos de consumo, e, inclusive, a mapear riscos e degradações em obras de infraestrutura.
- O 5G em ação: é uma das mais importantes tecnologias que irá trazer evolução na transmissão e na conectividade instantânea.
- Cibersegurança: no Brasil, uma empresa é vítima de ciberataques em média 517 vezes por semana! Proteger informações valiosas e manter a segurança de operações será primordial para as organizações.
Uma coisa é certa: o futuro não largará mão dos negócios digitais e da inovação. Com 2021 batendo à nossa porta, fica a pergunta: você e seus colegas de equipe já pararam para se perguntar (e se planejar) para o que vem por aí? Então, aproveite e acesse o e-book “Tendências para inovação e transformação ágil para 2021”. Boa leitura!