“Para poder moldar seu futuro, você precisa estar disposto
e capaz de mudar seu paradigma.”
Joel Barker
Inovação. Palavra que não sai da moda. Mas será que todo mundo faz ideia do que seja inovação?
Para início de conversa, inovar não diz respeito somente a reinventar a roda ou revolucionar o mundo.
No entanto, muitas vezes, ela está “escondida” onde a gente menos imagina. Duvida?
Joel Barker, estudioso do futuro, cita um case de inovação bastante exemplar. É a combinação do papel de presente e uma sacola de papel Kraft. O resultado? As sacolas de presente.
Para Barker, a junção de ideias aparentemente tão simples geraram algo muito sofisticado e popular e que impactou o comércio.
Ele, inclusive, vai chamar de limiar da inovação esse “lugar” onde é possível criar ou recriar algo a partir de combinações.
“É onde algo e algo diferente se encontram. Coisas especiais acontecem no limiar,
quando as diferenças se unem para gerar novas ideias.
Novas combinações de elementos, novas parcerias.
O limiar tem um enorme potencial para gerar inovações.”
Por falar em parceria, Joel Barker dá outro exemplo. É o case do iPod, da Apple, que, até então, era apenas uma empresa de computadores.
Seu fundador, Steve Jobs, viu na indústria fonográfica uma chance de expansão dos negócios. Adaptou algumas tecnologias do computador, trouxe aliados de diversas áreas e criou um outro jeito de armazenar e ouvir música.
Duas grandes lições nascem desse episódio, conforme explica Barker.
A primeira: não é necessário colocar o principal negócio em risco para fazer experiências no limiar. A Apple não deixaria de ser uma empresa de computadores, caso o projeto do iPod não saísse como planejado.
Segunda lição: adaptar é muito mais rápido e tem um custo menor do que inventar algo do zero.
Outro aspecto importante para reforçar é que a inovação pode ocorrer em qualquer ramo. Ela não está atrelada somente aos setores de tecnologia.
Isso vai ao encontro das diretrizes do Manual de Oslo, uma referência quando o assunto é inovação.
O documento foi elaborado sob supervisão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comissão Europeia, contando com a participação de especialistas de quase 30 países.
É um guia teórico para compreender como a inovação está presente em produtos (bens ou serviços), métodos de marketing e processos organizacionais. E como ela é primordial, junto do desenvolvimento tecnológico, para o crescimento da produtividade e do emprego de um país.