“Espada justiceira, dê-me a visão além do alcance”. Quem assistiu à animação Thundercats, nostálgico desenho dos anos 80, lembra da enigmática fala do líder do grupo de heróis, Lion-O.
Ao levantar a espada e dizer essas palavras, ele conseguia “ampliar a visão”, prever riscos iminentes e refletir sobre o ambiente ao seu redor para atingir seus objetivos (salvar seus companheiros).
A visão além do alcance parece mágica no desenho. Mas, no mundo real, ela se assemelha um pouco à visão sistêmica, um conceito presente na maioria das empresas de sucesso.
Ela consiste em entender as conexões entre as partes e o todo. Quer ver um exemplo mais de perto? Preste atenção no vídeo abaixo:
Agora, reflita: o que seria do mecânico ou do montador se não conhecessem o sistema de funcionamento do carro? A função de cada peça na engrenagem? O tipo de combustível a ser usado? E até mesmo o perfil do cliente que compra o veículo?
Mas, como “desenvolver” a visão sistêmica? O primeiro passo está em conhecer o negócio da sua empresa e saber como atuam as áreas de interface da organização.
Quem é adepto desse mantra inclusive é o fundador e CEO da Shutterstock, uma das empresas de banco de imagens mais bem-sucedidas do mercado.
Em entrevista ao portal Infomoney, Jon Oringer diz que, no início, ele participava de tudo e atuava também como cliente. “Acredito que esse envolvimento me ajudou e que conhecer todas as etapas do próprio negócio seja essencial para ter uma empresa de sucesso”, destaca.
Os exemplos não param por aqui. Uma pesquisa recente do LinkedIn, que aponta as 25 empresas mais desejadas pelos brasileiros, mostra que essas organizações não estão no topo à toa.
A IBM e a Oracle, na posição 8 e 11, respectivamente, implementam ações que estimulam a visão sistêmica.
A IBM criou o programa “Strategy Days“, um evento com dois dias de duração, focado em educar os funcionários sobre os negócios da empresa.
A Oracle oferece uma casa em São Francisco, nos Estados Unidos, para que os colaboradores possam apresentar projetos importantes. A experiência permite, também, impulsionar a trajetória profissional por meio de benchmarking com empresas de vários países.
Você também pode fazer a sua parte. Não há necessidade de nenhum superpoder para seguir esse caminho. Veja só:
- busque informações sobre sua empresa;
- acompanhe as mudanças que afetam o seu setor;
- compreenda o impacto de suas atividades e/ou responsabilidades;
- amplie seu conhecimento sobre o mercado;
- participe de estudos, pesquisas, eventos, treinamentos e palestras;
- proponha soluções, de acordo com o cenário de sua organização.
E lembre-se: compartilhe com seus colegas de trabalho.